D+ Titulo
Doenças genéticas e infecções graves causam surdez
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Seri


Anomalia nos genes é um dos principais motivos causadores de surdez. Pode ser que a pessoa não nasça com perda total de audição, mas a desenvolva com os anos. A chance é maior quando há casos na família. 

 “Infecções graves por doenças, como rubéola, meningite, mononucleose e vírus contraídos na gravidez também podem provocar o distúrbio”, explica Ektor Onishi, otorrinolaringologista da Unifesp, que alerta para o perigo da exposição excessiva aos ruídos. 

COMO OUVIMOS?

 As ondas sonoras entram pelo ouvido levando vibração, que passa pelo tímpano e chega à parte interna do ouvido. Lá, movimenta as células ciliadas (responsáveis por captar o som) que mandam sinal ao cérebro. “Ao pegar infecção que afeta a audição, essas células podem deixar de funcionar”, afirma Ektor (entenda com o infográfico abaixo). 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 360 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Entre elas, 32 milhões são crianças e adolescentes com idade igual ou inferior a 15 anos. Além de doenças genéticas e infecções graves, a exposição excessiva a ruídos também pode causar surdez. Em geral, aparelhos de reprodução sonora individual (iPod, MP3) são os principais responsáveis pelo problema. No entanto, metade dos casos deste tipo de perda auditiva é inevitável por meio do diagnóstico precoce e intervenções, que incluem o uso do aparelho auditivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;