D+ Titulo
Dança por meio de vibrações
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Aramis Figueredo, 21 anos, queria ir para a balada, mas tinha vergonha por não saber dançar. Então, aceitou o convite para participar do Integrarte – Corpo e Dança, de São Bernardo. O grupo dá oportunidade para surdos e ouvintes aprenderem juntos vários estilos de dança. “Antes era magro, tímido e só ficava na frente da TV. Agora trabalho o corpo, a mente e tenho muitos amigos”, afirma Aramis, que é surdo e dança há mais de três anos. 

No local de ensaio, há caixas acústicas sob o piso de madeira, que facilitam a percepção do som por meio de vibrações no corpo. “No começo é muito difícil sentir e pegar o ritmo. Hoje, depois de dois anos, consigo aprender mais rápido”, diz Valdomiro Fernandes, 18, que incentiva o novato Rone Oliveira, 23, a treinar muito. “Eu digo que não sei dançar, mas ele fala para eu ter paciência, ensaiar, que vou aprender devagar”, conta Rone. 

A oportunidade de adquirir novos conhecimentos não é só de alunos surdos. A ouvinte Aline Amorim, 17, gosta do grupo por ser diferente. “Tem espaço para todo mundo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;