Diarinho Titulo Copa do Mundo
Confronto entre seleções festeiras
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No último Diarinho, falamos sobre Brasil e Croácia, que abrem a Copa do Mundo na Arena Corinthians, em Itaquera, em 12 de junho. Agora é a vez de México e Camarões, que também fazem parte do Grupo A e jogarão na primeira fase contra a Seleção Brasileira. São as estrelas do segundo jogo, marcado para o dia seguinte (13), às 13h, no Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Arena das Dunas), em Natal, no Rio Grande do Norte.

As seleções têm culturas diferentes, mas algo em comum: agradam aos brasileiros pelo jeito alegre de torcer e jogar. Santos, no Litoral, vai receber os mexicanos. Vitória, no Espírito Santo, será a casa dos camaroneses.

Esta é a 15ª Copa do Mundo do México, mas o time nunca ganhou. As melhores atuações foram em 1970 e 1986, quando o campeonato aconteceu no próprio país. E foi por pouco que a seleção não se classificou para o Mundial no Brasil, portanto, não há grandes chances de o time seguir muito adiante.

Os destaques da equipe comandada por Miguel Herrera são Javier ‘Chicharito’ Hernández (atacante do Manchester United, Inglaterra), Rafa Márquez (zagueiro do Leon, México) e Giovani dos Santos (atacante do Villarreal, Espanha), filho de ex-jogador brasileiro.

A seleção africana de Camarões, cujo técnico é Volker Finke, também não ganhou nenhuma das cinco Copas do Mundo das quais participou. A melhor campanha foi em 1990, quando chegou às quartas de final com Roger Milla. O time não deve surpreender no Brasil, nem com a presença de Eto’o, atacante do Chelsea, da Inglaterra.


México

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos.
Capital: Cidade do México.
Localização: América do Norte; banhado pelo Oceano Pacífico, Mar do Caribe e Golfo do México, faz fronteira com Belize, Estados Unidos e Guatemala.
Área: 1.964.375 km².
População: 118,8 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: A superfície é tomada por planalto, cortado pelas montanhas Sierra Madre Ocidental e Sierra Madre Oriental. O clima varia de tropical, árido a semiárido. A vegetação é formada por estepes, arbustos, savanas e florestas tropicais.
Idioma oficial: Espanhol ou castelhano.
Moeda: Peso mexicano.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista. O presidente é Enrique Peña Nieto.
Economia: Tem indústria (destaque para o setor de automóveis), comércio, agricultura (frutas, cereais, cana-de-açúcar e algodão) e exploração de minérios. O turismo também é forte por suas ruínas, cidades coloniais e estâncias balneárias.
Curiosidades: Abrigou importantes civilizações, como maias e astecas. Em 1521, a Espanha conquistou o território, e a independência da colônia aconteceu em 1821. O Dia dos Mortos (2 de novembro) e o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (12 de dezembro) são muito festejados.

Camarões

Nome oficial: República dos Camarões.
Capital: Yaoundé.
Localização: África Central; banhado pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com Nigéria, Chade, República Centro-Africana, Congo, Gabão e Guiné Equatorial.
Área: 475.440 km².
População: 22,6 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: Planície costeira, planalto e zona montanhosa. O clima vai de tropical a semiárido e quente. Há savanas, e as florestas tropicais cobrem mais de 40% do território.
Idioma oficial: Francês e inglês.
Moeda: Franco CFA.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República parlamentarista. O presidente é Paul Biya (há 28 anos no cargo) e o primeiro-ministro, Philémon Yang.
Economia: Cultivo de algodão, café, mandioca, milho, cacau e sorgo (tipo de milho). Pecuária e pesca são atividades importantes; petróleo e calcário, as riquezas naturais. Na indústria, destacam-se os setores de bebidas e madeireiro.
Curiosidades: Quem chegou primeiro a Camarões foram os portugueses, que deram o nome por causa da quantidade desse tipo de crustáceo. Foi ocupado por alemães e, mais tarde, França e Inglaterra duelaram pelo território. A parte francesa conseguiu independência em 1960, e a inglesa em 1961.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;