Diarinho Titulo Cinema
A incrível missão de ser pai

Em As Aventuras de Peabody e Sherman, cachorro gênio e filho humano têm de salvar a História e o futuro

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
23/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Ciência é cheia de enigmas a serem desvendados. Mas talvez alguns dos maiores mistérios da humanidade estejam ligados às relações que temos uns com os outros – com pais, irmãos, avós, amigos e até desconhecidos. A resposta para eles, às vezes, parece estar mais longe do que as que explicam questões sobre o universo.

Em As Aventuras de Peabody e Sherman, animação em 3D que chega sexta (28) aos cinemas, Sr. Peabody é gênio, inventor, empresário, cientista ganhador do prêmio Nobel, chef e medalhista olímpico. Isso não causaria tanto espanto se ele não fosse um cachorro. Mas a superinteligência não o preparou para seu maior desafio: criar o filho adotivo humano Sherman.

Após briga na escola, envolvendo o menino e a colega Penny, Sr. Peabody é chamado pelo diretor e ameaçado de perder a guarda de Sherman. Para tentar resolver o problema, convida a família da menina para um jantar. Aí começa a confusão. As crianças quebram as regras e usam de modo errado a Volta Atrás, máquina desenvolvida pelo cachorro que permite a viagem no tempo.

Assim, Sr. Peabody, Sherman e Penny iniciam jornada maluca para salvar a História e o futuro. Durante o caminho, cruzam com personalidades importantes, como o faraó Tutancâmon (chamado rei Tut no filme), o italiano Leonardo da Vinci, a rainha da França Maria Antonieta, o pintor Vincent Van Gogh, entre outras. Enquanto vemos o longa, é legal tentar descobrir quem são.

A animação é engraçada e sensível. São muitos os momentos em que a gente dá risada. Mas uma sequência de cenas, em especial, também é capaz de arrancar lágrimas dos mais sensíveis. Nela, Sr. Peabody recorda o dia em que encontrou Sherman abandonado, o momento em que o adotou e a primeira vez que o menino o chamou de papai. Faz a gente pensar que não importam as brigas e as dificuldades, o amor é mesmo o sentimento mais incrível do mundo.


Alexandre Borges fala sobre o desafio de dublar Sr. Peabody

No Brasil, Sr. Peabody foi dublado pelo ator Alexandre Borges, que emprestou a voz a um personagem pela primeira vez. “Fiquei muito feliz. Veio uma memória emotiva recente de estar com meu filho (Miguel, de 13 anos) curtindo o cinema, comendo pipoca e fazendo um programinha bacana”, diz o artista, que conversou por telefone com o Diarinho.

Preocupado com o trabalho, Alexandre recebeu ajuda da direção e equipe de dublagem. Quando não gostava do resultado, pedia para regravar. “Precisa ter humildade para não querer fazer só aquilo que você acha.”

Como supergênio, Sr. Peabody tem muitas falas sobre teorias da Física. “O mais difícil foi me familiarizar com esses termos (científicos) para que soasse natural e, ao mesmo tempo, ficasse engraçado. A Ciência tem de ser popular, acessível, algo que as crianças queiram descobrir. Precisa ser estimulante, desafiadora, não difícil. Foi o maior desafio fazer deste assunto uma coisa divertida e natural.”


Personagens importantes da História estão na animação

Figuras históricas aparecem no filme. Saiba mais sobre algumas delas:

Tutancâmon – No longa é chamado de Rei Tut e fica noivo de Penny. É um dos faraós mais famosos do Egito Antigo. Viveu há cerca de 3.350 anos e tornou-se governante com apenas 9. Morreu jovem, aos 19 anos. Sua tumba e tesouros foram achados em 1922 pelo britânico Howard Carter.

Leonardo da Vinci – O italiano, que viveu de 1452 a 1519, foi inventor, escritor, pintor, escultor, arquiteto, físico, químico, geólogo, anatomista e um dos maiores gênios da humanidade. Fez o renomado quadro Mona Lisa. Suas obras e ideias ainda influenciam o mundo.

Maria Antonieta – A rainha da França nasceu na Áustria, em 1755. Na adolescência, casou-se com o francês Luís XVI, que depois virou rei. Adorava moda, joias e bailes. Por seu comportamento atrevido e luxuoso, era odiada por muitos nobres e pelo povo. Teve a cabeça cortada em praça pública em 1793, aos 37 anos, durante a Revolução Francesa.

Agamemnon – Rei de Micenas e irmão de Menelau (rei de Esparta), foi o comandante do exército grego na guerra de Troia, que ocorreu há cerca de 3.300 anos, segundo a lenda. Sabe-se que a batalha realmente aconteceu. No entanto, ainda não foram encontrados registros que comprovem a existência do guerreiro.


Viagem no tempo só é possível na ficção

Viajar no tempo é um dos sonhos da humanidade. Nos últimos séculos, tornou-se tema frequente de livros, filmes, séries e desenhos. A Máquina do Tempo é considerada a primeira obra de ficção científica a tratar sobre invento que permite ir para épocas diferentes. Escrita pelo britânico H. G. Wells e publicada em 1895, inspirou dois longas.

Na telona, o filme de maior sucesso sobre o assunto é De Volta para o Futuro (1985), que teve duas continuações. Na trama, o adolescente Marty McFly vai sem querer para o passado. Lá conhece os jovens que se tornarão seus pais. Após mal-entendido, precisa fazê-los se apaixonar um pelo o outro e descobrir como retornar para casa.

Apesar de cientistas estudarem a viagem no tempo há muitos anos, ninguém conseguiu provar que ela é possível. Para acontecer, dependeria de várias condições, como a necessidade de o viajante atingir velocidade superior à da luz.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;