Carlos Boschetti Titulo Tecnologia
O futuro já chegou – segunda parte

O emprego da tecnologia nos veículos já estabelece nova agenda e promete novo roadmap, por exemplo, a parceria entre
Apple, Google e BMW no desenvolvimento de aplicativos, soluções e dispositivos

Carlos Boschetti
20/02/2014 | 07:18
Compartilhar notícia


Como escrevi aqui na semana passada, em janeiro estive presente à CES 2014 – o grande encontro mundial da Consumer Eletronics Association, uma das feiras de tecnologia mais importantes do planeta, que aconteceu em Las Vegas – e também ao Salão do Automóvel de Detroit. Darei continuidade ao que relatei em meu artigo anterior, o que vi de melhor nos dois eventos.

Na área dos automóveis, Audi, BMW e Mercedes disputavam a atenção de todos. O emprego da tecnologia nos veículos já estabelece uma nova agenda e promete um novo roadmap, por exemplo, a parceria entre Apple, Google e BMW no desenvolvimento de aplicativos, soluções e dispositivos que transformarão o cockpit de um veículo, seja com características esportivas, para família ou carro de luxo. Todas estas novidades aumentarão o prazer de dirigir, a interatividade, a segurança, o desempenho e a economicidade.

A substituição do velho rádio no painel por um tablet e a integração dos dispositivos digitais do veículo com aplicativos de conectividade de consoles de games, plataforma de negócios, navegabilidade, trânsito, filmes, e as mesmas facilidades do seu home theater de sua casa são cada vez mais comuns. Sensores de performance do motorista e manobrabilidade são as grandes novidades.

Na área da tecnologia, a grande novidade foi o lançamento da Intel, que anunciou o menor computador do mundo. O Edison equivale a um cartão de memória de uma maquina fotográfica. Esse pequeníssimo PC tem as mesmas funcionalidades que os nossos notebooks e tablets. A Intel promete revolucionar nossas vidas, pois esse novo dispositivo permitirá maior flexibilidade e interação em tempo real.

Para os tablets, muito pouco mudou. A Microsoft anunciou uma nova versão de seu tablet Surface (ainda não disponível no Brasil) com o Windows RT. O tamanho das telas chamou atenção, passando de 20 polegadas.

Na área dos celulares, nada de novo foi apresentado. Somente a Samsung sinalizou a chegada do Galaxy S5 para o mês de abril, com novas funções, utilizando a íris do dono do celular como nova ferramenta de segurança e interatividade.

O estande mais badalado foi o da LG, que apresentou uma nova tendência, a convergência tecnológica entre suas plataformas de tecnologia da informação, smartphones, tablets, monitores e painéis de ultra HDTV e Android.

Outro setor que mereceu destaque pelo público, empresários e mídia foram os milhares de expositores que apresentaram seus aplicativos para todas as plataformas. Esse segmento vem atraindo o interesse de muitos investidores, pois o universo de oportunidades é imensurável.

Muitos jovens, alguns já a partir dos 12 anos, já estão investindo no desenvolvimento de tecnologias com projetos que com certeza utilizaremos em breve, em nosso cotidiano.

Esperamos ansiosos para que essas novidades cheguem até nós em breve com qualidade e preços acessíveis.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;