Automóveis Titulo Montadora
Ford contrata 100 para fabricação de série F

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma
que conversas tiveram início em 2011

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
18/02/2014 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Em continuidade do processo de inclusão da fábrica de São Bernardo na linha de montagem global, que teve início em 2011, a Ford antecipou a contratação de 100 funcionários, prevista para o segundo semestre, para hoje.

Esse processo, negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, já incluiu cerca de 300 trabalhadores na unidade da região, somando os 100 de hoje, desde o ano passado. No entanto, a nova centena atuará na linha de produção de pick-ups extra grandes da Série F.

A produção dos veículos da série F será reativada, tendo em vista que foi paralisada em 2011. Naquela época, a opção da montadora foi deixar de lado essas unidades por causa da mudança de padrão Euro 5, que é menos poluente e mais eficiente do que as tecnologias usadas anteriormente.

Agora, destacou o sindicato, a empresa pretende ligar as máquinas para tirar do forno o modelo F-350, que pode ser utilizado tanto como comercial leve quanto como carro de passeio, e o F-4000, mais conhecido por ser utilizado para transporte de carga.

“Todo esse processo já vem sendo negociado desde 2011”, garantiu o diretor administrativo da entidade Teonílio Monteiro da Costa, o Barba. Ele explicou que a produção do New Fiesta na unidade de São Bernardo, que teve início em março, e de caminhões extrapesados, também fizeram parte das negociações iniciadas em 2011.

“Dialogamos com a Ford na época sobre o fato de que as plataformas fabricadas por aqui deveriam ser globalizadas. E a reativação da série F fez parte de mais uma discussão de que seria interessante para a empresa”, explicou Barba.

O sindicalista destacou ainda que há a previsão de mais contratações até o meio do ano. “Mas eu não sei precisar se serão 50, 20 ou 100”, disse, ao lembrar que foi um dos coordenadores das negociações, em 2011, com a Ford.

SEM ACORDO - Quanto às negociações com a Karmann Ghia sobre encontrar alternativa para manter os empregos de cerca de 100 funcionários da empresa que até dezembro faziam peças para as linhas de montagem da Kombi e do Gol G4, ambos da Volkswagen, o sindicato informou que elas ainda não encerraram. Com o fim da produção da perua, a empresa entendeu que há excedente entre os seus 500 funcionários.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;