Política Titulo 11h
Fernando Henrique realiza palestra hoje em Sto.André

Ex-presidente faz debate sobre desenvolvimento das cidades com ênfase no Grande ABC

Cynthia Tavares
17/02/2014 | 07:16
Compartilhar notícia


 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) realiza hoje palestra sobre futuro do desenvolvimento dos municípios com ênfase no Grande ABC. O evento promovido pelo Diário e a Eletromídia ABC, com apoio da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), começa às 11h, no Buffet Estação Jardim, em Santo André.

O tucano passará para a plateia sua experiência de governar o Brasil por dois mandatos (1995 a 1998 e 1999 a 2002). Foi dele a responsabilidade de estabilizar a economia brasileira com o Plano Real. A formulação do projeto foi feita em 1994, quando ainda era ministro da Fazenda.

Por conta do sucesso da nova moeda, Fernando Henrique conseguiu eliminar restrições ao capital estrangeiro e mudar a política cambial. A resposta do mercado veio ainda no primeiro mandato e o Grande ABC foi um dos grandes beneficiados.

A prova foi tirada em 14 de março de 1997, última vez que o tucano esteve na região como presidente. Ele veio a São Bernardo prestigiar o lançamento da linha de montagem do Ford Ka ao lado de diversas autoridades políticas, entre elas o então governador Mário Covas (PSDB).

Motivada pela melhora da economia brasileira, a montadora resolveu trazer para a unidade do bairro Taboão o projeto mais audacioso da empresa na época. Foram US$ 650 milhões investidos somente na fábrica de São Bernardo.

“É um ato importante porque, no momento em que a maior parte das fábricas, na dispersão geográfica, vai embora, a Ford reafirma confiança em São Bernardo. É por isso que estamos aqui. É pela Ford, mas é também por São Bernardo e pelos trabalhadores que precisam de emprego – e têm razão quando gritam por empregos. Aqui hoje está-se criando condições para que São Bernardo continue sendo aquilo que foi: pioneira na industrialização”, afirmou Fernando Henrique durante seu discurso, na época.

A herança ficou até o ano passado, quando a Ford resolveu transferir a produção do Ka para Camaçari, na Bahia. A unidade de São Bernardo continua responsável pela fabricação do New Fiesta, carro que começou a ser produzido na cidade em 1996, também graças às mudanças econômicas feitas pelo ex-presidente.

 

AO VIVO

Para quem não conseguiu convites para assistir à palestra, o DGABC TV irá transmitir ao vivo o evento. Será necessário realizar cadastramento no site do Diário (www.dgabc.com.br) até as 10h de hoje para ter acesso ao link do vídeo. A transmissão começa por volta das 11h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;