Política Titulo Verde
Maranhão projeta mais um parque
Lukas Kenji
Especial para o Diário
07/08/2012 | 07:31
Compartilhar notícia


Uma grande lagoa localizada no bairro Santa Tereza recebe esgoto de diversas comunidades de Rio Grande da Serra. O espaço da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com odor forte e vizinho ao Estádio Municipal Teixeirão, não tem outra função senão armazenar águas residuais. No lugar desses 100 mil metros quadrados de mato e esgoto, o prefeiturável Gabriel Maranhão (PSDB) quer implementar um parque ecológico.

Além de áreas de recreação e quadras poliesportivas, devem ser instaladas no local as secretarias do Meio Ambiente e a de Esporte, Lazer e Turismo. "A ideia é mais grandiosa do que os parques dos Ipês e do Cambuci, construídos nesta gestão. A área também vai ter sistema elevatório para bombear o esgoto da Santa Tereza e levar para o coletor tronco", explica o ex-secretário de Obras, sobre sistema de coleta e bombeamento de esgoto, que é tratado em São Caetano.

De acordo com Maranhão, a proposta surgiu ainda na administração do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB), entretanto, seu apadrinhado político não tivera tempo de executar a obra por conta de diversos trâmites jurídicos a serem feitos - um deles, o espaço não pertence à Prefeitura. "A Sabesp teve interesse na ideia de reverter esta área em local de lazer para nossos jovens, mas ainda vai cuidar do saneamento da cidade, com o sistema de coleta e bombeamento para São Caetano", comenta.

Em contraponto, o principal adversário de Maranhão no pleito, o vereador petista Claudinho da Geladeira, diz que o projeto foi todo articulado pelo Kiko e já recebeu aprovação da Câmara. "Não é nada de novo como falam. Eles dizem que o governo federal virou as costas para a cidade, mas houve investimento de quase R$ 30 milhões para a construção do coletor tronco", critica.

O oposicionista dispara ainda contra a Sabesp. Segundo ele, em 30 anos de concessão de saneamento a empresa pouco investiu no município. "Só no Santa Tereza, 90% dos moradores pagam impostos por esgoto que não é tratado", afirma Claudinho, que no entanto, admitiu que gostaria do apoio da Sabesp se eleito. "Para ajudar a cidade de fato", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;