São 25 veículos, que atenderão cinco itinerários; outros 50 zero-quilômetro já estavam em circulação
ouça este conteúdo
|
readme
|
São Bernardo colocou em operação 25 novos ônibus articulados ontem, em substituição aos veículos antigos da frota, que já atingiam idade média de 15 anos. Os coletivos chegam com novidade: possuem internet sem fio (wi-fi) gratuita para população, assim como o Terminal Rodoviário João Setti. Com a entrega, o transporte público municipal soma 75 veículos, já que outros 50 de modelo convencional foram inseridos ao sistema – (30 para substituição e 20 somados à frota) no fim do ano passado.
Os 25 veículos articulados irão atender as linhas 1 (Taboão/Vila São Pedro), 5 (Centro/Alvarenga), 11 (Centro/Terminal Las Palmas), 29 (Rudge Ramos/Jardim Tupã) e 51 (Vila Império/Terminal Tiradentes). Cada coletivo possui capacidade para transportar 123 passageiros por viagem. A SBCTrans, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, investiu R$ 32 milhões na aquisição dos carros, incluindo os modelos convencionais que já estavam em circulação.
Agora, a população é atendida por frota de 430 ônibus. “O volume de carros hoje já é suficiente para a demanda da cidade. O que estamos fazendo é qualificar o serviço, com mais conforto e tecnologia. Há 15 anos, tínhamos 300 veículos no município. Hoje, são 430 operantes”, comentou o diretor de operação da concessionária, Nelson Ribeiro.
Segundo o prefeito Luiz Marinho (PT), a modernização do transporte público inclui a construção de 11 corredores de ônibus. O maior deles, o Leste/Oeste – que vai ligar a Praça dos Bombeiros, na Avenida Tiradentes, bairro Santa Terezinha, à Rodovia dos Imigrantes –, deverá ter as obras iniciadas em abril, de acordo com o chefe do Executivo.
Apesar de defender o uso do transporte público, Marinho se esquivou ao ser questionado sobre a possibilidade de os políticos da cidade dispensarem os carros oficiais e passarem a utilizar ônibus. “Não vamos entrar em uma perseguição às pessoas que usam carro, até porque produzimos veículos e vamos continuar produzindo”, comentou o prefeito.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.