Economia Titulo Empresas
Marfrig sairá
de Santo André

Unidade de negócios da companhia vai se mudar
para Itupeva, no interior de SP, até o final de março

Pedro Souza
Yara Ferraz
12/02/2014 | 07:18
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A unidade de negócios Beef Brasil, da companhia de capital aberto Marfrig Global Foods, vai deixar Santo André. A filial da empresa está em processo de transferência, que será concluído até o fim de março, para Itupeva, localizada a 97 quilômetros de distância, próximo a Jundiaí. Atualmente, a multinacional possui 25 estabelecimentos em todo Brasil. No mundo, está presente em 15 países.

Conforme denúncia recebida por trabalhadores que não quiseram se identificar, os cerca de 280 funcionários das áreas de recursos humanos, finanças, comercial e de tecnologia da informação foram informados por diretores da unidade sobre a mudança.

“Foi dito que não haverá aumento para os que decidirem ir para Itupeva, e que quem não quiser ir vai ter que pedir demissão. Além disso, falaram que o transporte fretado vai ficar por conta da empresa só nos primeiros meses, depois será responsabilidade do funcionário”, declarou uma funcionária que preferiu não se identificar.

Conforme posicionamento oficial da empresa, “os colaboradores das unidades Chedid Jafet em São Paulo, Anhanguera e Santo André serão gradativamente transferidos para Itupeva.”

A Marfrig também assegurou que “os colaboradores dessas unidades têm seus postos de trabalho assegurados no novo endereço, e a empresa está oferecendo logística de transporte para a nova unidade.”

O OUTRO LADO - Questionado pela reportagem do Diário sobre a saída da empresa da cidade, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, afirmou que desconhecia a mudança e que vai entrar em contato com a Marfrig.

“Eu vou procurar a direção da empresa e dialogar sobre os motivos que a levaram a tomar essa decisão e verificar, por parte da Prefeitura, se nós temos algo a fazer para buscar um entendimento para essa empresa ficar aqui. Também vou me colocar à disposição dos funcionários”, afirmou.

O secretário municipal de Trabalho, Cícero Firmino, o Martinha, também foi pego de surpresa, ontem, com a informação, mas deixou claro que é necessária a apuração do caso. “Dificilmente conseguimos segurar uma empresa que decidiu partir. Mas vamos contatar o sindicato dos trabalhadores da alimentação amanhã (hoje) e entender bem quais são os motivos. A secretaria está à disposição para ajudar no que for necessário.”

PROTESTO - Os trabalhadores vão protestar hoje em frente à sede da empresa em Santo André. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de São Paulo e Região, que ficou sabendo ontem da transferência, os 280 funcionários não irão assumir seus postos de trabalho. “Já entregamos um ofício à empresa pedindo quatro reivindicações. Explicação sobre o porquê da mudança de cidade, transporte para os funcionários que quiserem ir para a unidade nova, residência para quem for morar em Itupeva e um PDV (Plano de Demissão Voluntária) para que o trabalhador que quiser ficar, saia com os seus direitos”, declarou o diretor do sindicato José Ferreira.

Conforme a nota da Marfrig, existe o planejamento de retomar o centro de distribuição em Santo André. “A reativação desse CD vai gerar oportunidades adicionais para os funcionários atuais e a comunidade como um todo. Santo André será uma referência para atender a cidade de São Paulo, Baixada Santista e Grande ABC.”

A empresa não divulgou, no entanto, a data em que o CD será retomado nem quantos postos serão gerados. Disse que divulgará detalhes em breve.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;