Turismo Titulo Perú
Em busca da onda perfeita

Surfistas disputam 5º Campeonato Mundial de Longboard em Huanchaco, no Peru

Isadora Almeida
06/02/2014 | 11:57
Compartilhar notícia
Promperú/Divulgação


 O Peru sediará o 5º Campeonato Mundial de Longboard da ASP (Association of Surfing Professionals, na tradução livre Associação dos Surfistas Profissionais), o Huanchaco Longboard Pro Perú 2014. A disputa, que será realizada entre os dias 12 e 14 na praia Elio de Huanchaco, em Trujillo, no Norte do país, terá 60 participantes do Brasil, Argentina, Venezuela, Equador, Havaí, Estados Unidos, Reino Unido e França. O litoral peruano é um dos mais procurados pelos amantes do esporte.
A novidade deste ano fica por conta da estreia da categoria feminina de longboard, que traz o prêmio para a melhor competidora no valor de US$ 2.500. O local escolhido não poderia ser melhor, uma vez que Huanchaco é considerado um dos berços dos primeiros praticantes do surfe. Em outros tempos, os peruanos pegavam onda com os caballitos de totora, uma espécie de embarcação feita de talo e folhas de junco, que é utilizada até hoje também para a pesca.
A região onde surgiu a civilização ancestral Mochica, que deu origem ao povo peruano, se caracteriza por ter um clima com poucas variações, o que favorece a prática do surfe durante todo o ano. No verão e primavera, os swells (expressão que determina o tamanho da onda que será formada) são menores e bem formados. Já no outono e inverno, entram os grandes swells do Sul, que fazem quebrar ondas maiores.
A Promperú (Comissão de Promoção do Peru para Exportação e o Turismo), que apoia o evento, diz que ele ajuda a impulsionar o turismo no país. Em 2012, 19.124 visitantes estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Jorge Chávez (Lima) tendo o esporte como principal motivação.
O campeonato será transmitido ao vivo para pelo menos 180 mil pessoas através do programa de TV Peru Surf e nas páginas www.aspsouthamerica.com e www.olasperu.com.

NA ONDA

A praia de Chicama, localizada a 40 minutos de Trujillo, no vilarejo de Lambayeque, é cobiçada pelos surfistas e conhecida por possuir a onda mais longa do mundo. A de Herradura é considerada a melhor onda do Peru central e está localizada a 12 quilômetros do Centro de Lima. Em Pico Alto ficam as ondas mais altas da América do Sul, que chegam a atingir 10 metros de altura.
Cabo Blanco, por sua vez, serviu de inspiração para o escritor norte-americano Ernest Hemingway escrever o romance O Velho e o Mar e é o sonho para qualquer praticante. Localizada no km 1.137 da Panamericana Norte (principal rodovia que liga o Sul ao Norte do país), é sede de uma das etapas do campeonato mundial de surfe.
Para quem prefere praias com ondas tubulares, a dica é visitar Pulpos, próxima ao Centro de Punta Hermosa e San Gallan. O seu acesso só é possível através de barcos. Já quem gosta de desfrutar do esporte em belas paisagens, vale visitar as praias de Piura. Nesta região também têm lagoas, como a Las Huaringas e também o deserto de Sechura, território árido mais extenso do Peru.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;