Política Titulo Negociações
Sto.André adianta preparo para festa da Fifa

Prefeitura busca parceiros para transmitir jogos da Copa por telões em espaços públicos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
06/02/2014 | 07:08
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A Prefeitura de Santo André, chefiada por Carlos Grana (PT), sinaliza preparação para alocar festividades da Fifa, eventos públicos ligados à Copa do Mundo, que neste ano será realizado no Brasil.

O governo petista adianta negociações com representantes da entidade máxima do futebol para concretizar a parceria e articula alternativas de investimento privado. Na região, São Caetano, outro Paço que buscava ser subsede – projeto naufragou junto com o de Santo André e São Bernardo –, também pleiteia assinar o termo de autorização.

As festas serão organizadas em espaços públicos com transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Quando recebem o aval da Fifa, os governos municipais ficam responsáveis por montar as tendas com o suporte, telão e patrocinadores oficiais do evento esportivo. Os anunciantes avulsos, firmados localmente, não podem ser concorrentes aos da Copa. Grana deliberou a elaboração da proposta a cargo da Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Tiago Nogueira (PT).

O petista afirmou que o governo planeja série de ações visando aproveitar o clima esportivo, “chamando a atenção para programação da cidade”. Segundo Tiago, o projeto especial tende a fortalecer laços com esporte e cidadania. “Queremos promover atividades de inclusão, formando a infraestrutura com investimento 100% atrelado à iniciativa privada”, disse ele, mencionando que a Prefeitura não possui condições financeiras de arcar com o evento, que, indiretamente, servirá para aumentar a receita da cidade.

Diante da parceria, a Prefeitura se torna obrigada a ceder o espaço público e conduzir profissionais para serviços de limpeza urbana ao local. “Isso é de praxe. O evento se banca por si só”, considerou o secretário andreense. Entre os possíveis lugares para abrigar as festas, em ajuste com integrantes do comitê organizador, estão o Paço, no Centro, Parque Central, bairro Paraíso, ou na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), no Santa Terezinha.

Faltando poucos detalhes para o acerto com a Fifa, a administração Grana, assim como outras gestões que transmitirão os jogos, terá de abrir licitação da empresa que montará a área. São Paulo, bem como as demais cidades sedes de partida da Copa, contará com o equipamento. “Qualquer prefeitura pode pleitear o acesso ao evento público, bastando solicitar licença da Fifa e da Rede Globo, detentoras dos direitos de imagem”, alegou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB).

Restando quatro meses para a Copa, o Paço de São Caetano iniciará as tratativas para receber a atividade. O secretário municipal de Esporte, Eder Xavier (PCdoB), se reunirá na semana que vem com o ministro da Pasta federal, Aldo Rebelo (PCdoB), para tratar do tema. “Estamos preocupados com essa questão. Marcamos a agenda para discutir o evento, pois, com certeza, temos interesse.”

A Prefeitura de São Bernardo informou que, por enquanto, não há nenhuma conversa neste sentido com a Fifa.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;