Economia Titulo Em janeiro
PMI industrial da zona do euro melhora em janeiro
03/02/2014 | 08:30
Compartilhar notícia


O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da zona do euro subiu para 54,0 em janeiro, de 52,7 em dezembro, de acordo com dados finais publicados pela Markit Economics. Números acima de 50 indicam expansão da atividade industrial.

Esse é o nível de expansão mais forte desde maio de 2011 e veio ligeiramente acima do número preliminar de 53,9. A expansão foi liderada pela Alemanha, sendo que o PMI industrial da Grécia retornou ao território de expansão.

O setor manufatureiro foi sustentado pela melhora na produção, nas novas encomendas e nos novos pedidos de exportações, sendo que todos esses itens cresceram no ritmo mais elevado desde abril de 2011, segundo publicado pela pesquisa.

Na Alemanha, o índice dos gerentes de compras industrial subiu para 56,5 em janeiro, de 54,3 em dezembro, segundo dados finais divulgados hoje pela Markit. A leitura de janeiro é a mais alta em 32 meses. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam avanço menor do indicador, a 56,3.

Na França, o PMI industrial subiu para 49,3 em janeiro, de 47,0 em dezembro, segundo dados finais publicados pela Markit Economics. Números abaixo de 50 indicam contração da atividade industrial, mas mesmo assim o resultado de janeiro foi o melhor em quatro meses, com um alívio na contração da produção e nas novas encomendas. O emprego também recuou a um ritmo menor.

Na Itália, o índice dos gerentes de compras industrial caiu para 53,1 em janeiro, de 53,3 em dezembro, que havia sido a maior leitura em 32 meses, segundo dados finais divulgados hoje pela Markit. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam ligeiro avanço do indicador, a 53,4. Apesar do recuo, o PMI industrial italiano se mantém há sete meses acima da marca de 50.

Na Espanha, enquanto isso, o índice dos gerentes de compras (PMI) industrial da Espanha subiu para 52,2 em janeiro, de 50,8 em dezembro, segundo dados finais publicados pela Markit Economics. O crescimento da produção industrial foi o mais forte em 41 meses. Da mesma forma, o emprego melhorou pela primeira vez desde outubro de 2010.

Para o economista-sênior da Market e autor da pesquisa, Andrew Harker, há um senso de otimismo com o setor industrial da Espanha e o dado de emprego sugere que as empresas estão confiantes com a sustentabilidade do aumento da força de trabalho, o que não era visto há algum tempo.

Ao mesmo tempo, o PMI da indústria da Irlanda continuou a expandir em janeiro depois de o país sair do programa internacional de resgate, mas há sinais de que a recente alta na produção está perdendo força. De acordo com pesquisa publicada pela Markit, o PMI industrial desacelerou para 52,8 em janeiro, abaixo dos 53,5 de dezembro. Esse foi o crescimento mais fraco em cinco meses.

O economista-chefe da Investec Ireland, Philip O'Sullivan, afirmou que o crescimento mais fraco no mês significou que a produção mostrou "alguns sinais de perda no momentum", ainda que tenha mantido um sólido avanço com base na expansão das novas encomendas. (Com informações da Dow Jones Newswires)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;