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Volks vai realocar funcionários da linha da Kombi, diz sindicato

Voltam de férias coletivas cerca de 450 funcionários
e outros 280 vão ficar em casa neste mês

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
03/02/2014 | 07:03
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Divulgação


Terminam hoje as férias coletivas de cerca de 450 funcionários da fábrica Anchieta da Volkswagen e, nesse mesmo dia, será a vez de outros 280 ficarem descansando em casa por um mês, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A maior parte desse pessoal que volta ao trabalho e também dos que saem agora é de trabalhadores que atuavam na produção da Kombi. Ao todo, trabalhavam na montagem da perua cerca de 900 empregados na unidade do Grande ABC, que estão sendo realocados em outras linhas (do Polo, do Gol e da Saveiro), e as férias são uma forma de preparar a fábrica para alterações na produção, diz o diretor executivo do sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho. Procurada pelo Diário, a Volkswagen não comentou sobre as férias coletivas.

A linha de produção da Kombi foi desativada no fim de 2013, por causa de regra do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que exigiu a instalação de airbags e ABS em todos os carros produzidos no País (ou importados) a partir deste ano. Pela inviabilidade técnica de colocar esses equipamentos no veículo, sua fabricação teve de ser encerrada pela montadora.

Em 2013, o sindicato participou intensamente, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, de conversas com o governo federal para tentar dar uma sobrevida à Kombi (ou pelo menos a uma das versões desse modelo), mas as discussões não avançaram.

O dirigente assinala ainda que a entidade vem negociando com a empresa para buscar soluções para o futuro da fábrica, que atualmente emprega 13,2 mil trabalhadores e que, além da desativação da linha da perua, também viu encerrar a montagem do Gol G4.

Nesse último caso, o up!, fabricado em Taubaté, já veio para substituir o modelo como carro de entrada (de preço mais acessível). “O nosso acordo (firmado em 2012 e que vale até 2016) prevê um novo modelo para a Anchieta, mas aguardamos a definição da matriz na Alemanha”, afirma Bigodinho.

A entidade dos trabalhadores discute com a direção da Volks, segundo o sindicalista, que a companhia traga para a Anchieta novo projeto de sedã. “Mas não está definido”, diz. Seria uma necessidade, já que há rumores no mercado de que a empresa deixará de produzir o Polo no Brasil a partir de meados deste ano.
 




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