Palavra do Leitor Titulo
Rolezinhos, black blocs e participação popular

Os recentes episódios em São Paulo dão a dimensão exata de como o governador Alckmin lida com assuntos relacionados à Segurança

Do Diário do Grande ABC
01/02/2014 | 10:36
Compartilhar notícia


Artigo

Os recentes episódios em São Paulo dão a dimensão exata de como o governador Alckmin lida com assuntos relacionados à Segurança, ao direito de ir e vir das pessoas e às formas de participação popular. Como já não bastasse a postura preconceituosa com os rolezinhos, em que a Secretaria de Segurança Pública chegou a defender publicamente o uso da força para conter a mobilização, o ocorrido recentemente na chamada Cracolândia, zona central da cidade, demonstra o despreparo e a condução errada de quem deveria garantir paz e segurança aos cidadãos.

Não há como não questionar a posição equivocada da Polícia Civil, que usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha nas pessoas que estavam no local. Simplesmente desconsideraram o correto trabalho de abordagem em Saúde pública junto aos dependentes que vem sendo feito pela prefeitura, que sequer foi avisada da desastrosa ação, que só gerou tumulto, revolta e pânico.

Por mais complexo que seja lidar com os black blocs, e aqui não defendo nem legitimo o modo de eles agirem, as autoridades precisam ter a exata noção de como redirecionar, de maneira assertiva, a atitude desses jovens. Evidentemente que o que vimos nas comemorações do aniversário de São Paulo foram cenas de pura violência e vandalismo. Mas, por outro lado, nem de longe é correta a atitude de policiais militares, que balearam, à queima-roupa, jovem de 22 anos. Esses acontecimentos, reforço, demonstram o quanto a gestão Alckmin é adepta da pura repressão e o quão despreparadas se encontram nossas estruturas policiais. Faltam integração e ações concatenadas entre os níveis de governo. Combater a violência e a criminalidade é tarefa primordial, mas para isso são necessários planejamento, medidas preventivas e orientação adequada.

Soma-se a isso, ainda, o fato de que o governo do PSDB não se preocupa em estabelecer instâncias de interlocução com a sociedade. Com isso, espaços como o Conselho Estadual de Saúde e os conselhos gestores têm sua área de atuação reduzida, muitas vezes intencionalmente, inviabilizando assim a participação popular nas decisões que digam respeito ao dia a dia da população. Essa posição, agravada pela atitude adotada pela gestão Alckmin, só piora o grau de insatisfação dos jovens que – segregados socialmente e estimulados ao consumo de produtos caros – não reconhecem nos agentes públicos, e mesmo nos partidos políticos, a forma eficaz para reivindicar seus direitos.

É preciso lembrar e ouvir novamente as vozes vindas das manifestações de rua, abrir possibilidades de inclusão dos jovens e defender firmemente os direitos à livre manifestação e de ir e vir, que não se confundem com atos de vandalismo.

Carlos Neder é deputado estadual (PT).

Palavra do leitor

Democracia
Por acaso o governo do PT pesquisou ou perguntou para a população se deveríamos emprestar milhões de reais para Cuba? Pelo visto nunca mais teremos esse dinheiro de volta. Cuba nada tem de importante para o mercado brasileiro, a não ser charuto. O governo PT pesquisou com o povo se deveríamos aceitar a Copa aqui e gastar bilhões de reais para reformar e fazer estádios monumentais que irão virar elefantes brancos? Nem em 100 anos conseguiremos recuperar o que gastamos. Todo esse dinheiro jogado no ralo em nada irá ajudar o Brasil, com exceção, claro, aos empresários e políticos, que deverão usar como campanha eleitoral. Nós, o povo, deveremos continuar nas filas do SUS, em macas no chão dos hospitais e a pagar impostos irracionais. Mas não está tudo perdido, pois pelo menos os empresários e os políticos têm direito a tratamento melhor, em hospitais Pérola Byington, Sírio-Libanês, com médicos ‘top de linha’ etc. Legal a nossa democracia, não é?
Ivanir de Lima
São Bernardo

À mercê!
Às vezes fico imaginando como será o Brasil daqui a uns cinco anos! O Congresso e a Câmara são comandados por dois corruptos. Estão baixando tudo quanto é decreto para ficarem longe do STF (Supremo Tribunal Federal). Estamos à mercê de organização, sem controle do que ela poderá fazer. Pedir proteção contra bandidos que matam todos os dias cidadãos honestos? O mínimo que estamos pedindo é que pelo menos prendam criminosos bárbaros. E ainda vêm os travestidos de defensores dos direitos humanos proteger os ‘inocentes’. Nós não temos direito, liberdade e privacidade. Nada! Essa pena progressiva deveria se chamar regressiva. Soltar bandido na Páscoa, Natal, Dia das Crianças, das Mães e dos Pais é absurdo! O poder não tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca no assunto da redução da maioridade penal.
Francisco Emidio Carneiro
São Bernardo

Resposta
Em resposta à carta do leitor Guilherme Jesus Ster (Salvador Arena, dia 30), a Fundação Salvador Arena informa que a responsabilidade pela manutenção do local é da Prefeitura de São Bernardo. O nome do parque, localizado na Avenida Caminho do Mar, é homenagem ao ilustre cidadão que ajudou a construir parte da história da cidade. Em retribuição à homenagem, à época da inauguração, em 2005, a fundação ofereceu à comunidade obra de arte instalada no parque que conta a história do bairro Rudge Ramos, desde sua fundação até os dias atuais. Sustentada por valores como a responsabilidade socioambiental, o zelo pelo patrimônio e a transparência, a Fundação Salvador Arena se coloca à disposição para qualquer tipo de informação.
Fundação Salvador Arena

Aprontando
A parada técnica de Dilma em Lisboa, Portugal, além de ter derrubado os saldos dos cartões corporativos da vasta comitiva presidencial, acabou por derrubar também a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. Será que foi ela quem sugeriu essa caríssima noitada com o nosso dinheiro? Ou apenas não conseguiu explicar o inexplicável para o pobre contribuinte?
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

Piada
Há muitos anos, um grande estadista disse que o Brasil não era um País sério. Só que agora, o Brasil, além de não ser sério, tornou-se piada de muito mau gosto! Como é que pode? Bandidos mensaleiros condenados pela Justiça, em um só dia terem conseguido arrecadar mais de R$ 600 mil, no caso do Delúbio Soares, e mais de R$ 700 mil no de José Genoino? Se a maioria do povo está revoltada, a gente só pode concluir que o dinheiro deve ser proveniente de petistas? Por que não se faz contribuição colaborativa, popularmente conhecida como vaquinha, para combater o câncer ou outras ações sociais para salvar quem realmente merece? Se fosse solicitado a contribuir, daria o dinheiro que eu tinha ou até emprestava, mas era para eles ficarem o máximo de tempo na cadeia, que é o lugar de onde nunca deveriam ter saído!
Edson Rodrigues
Santo André
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;