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Novato, apesar de já estar entre nós

A3 é aposta da montadora alemã para ampliar volume
de vendas no País; preço do carro parte de R$ 116,4 mil

Vagner Aquino
vagneraquino@dgabc.com.br
do Diário do Grande ABC
29/01/2014 | 07:45
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Divulgação


Enquanto a Mercedes-Benz tenta conquistar o público com um produto completamente novo (leia matéria na página ao lado), a Audi preferiu pegar carona em um modelo já existente e produzir um derivado. É isso aí. Para brigar com o CLA, a marca das quatro argolas lançou ontem, no Brasil, a versão sedã do A3.

Encontrado nas concessionárias Audi desde o dia 15, o três-volumes – parte de R$ 116,4 mil – também se encaixa no segmento dos sedãs compactos premium. Aqui, o primeiro passo é fazer algo que fuja do convencional. Por isso, o novato alemão também abraçou a causa do design em formato de cupê. São 4,46 metros de comprimento – 14,6 centímetros maior que a versão Sportback.

Mas o fato é que não seria interessante dar exclusividade às linhas e deixar a funcionalidade de lado. Tanto que seu compartimento de bagagem carrega até 425 litros.

Pulando para a parte mecânica, o A3 Sedan aterrissa no Brasil com o motor 1.8 TFSI de 180 cv e 25,5 mkgf de torque máximo (entre 1.250 e 5.000 rpm) – exatamente o mesmo do adversário.

Ao volante, o Audi surpreende. Pé no acelerador e costas coladas no banco viram sinônimos. O motor é bastante esperto. Nas curvas, a vetorização de torque (de série) tem atuação notável. Aqui, caso a roda do lado interno da curva perca a tração, a unidade de controle do sistema freia suavemente. 

Outra semelhança com o principal rival é o câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, batizado de S tronic. As relações podem ser trocadas por meio da alavanca de seleção ou nas aletas atrás do volante, este multifuncional. O comportamento é o mesmo já percebido em outros irmãos que utilizam caixa igual: eficiência e precisão. Os mesmos elogios ao sistema de suspensões. Firme sem, no entanto,ser duro ao extremo.

Como não poderia deixar de ser em se tratando de Audi, luxo e esportividade andam de mãos dadas. De acordo com a montadora, são necessários apenas 7,3 segundos para chegar aos 100 km/h. São 235 km/h de velocidade máxima. Ainda segundo a marca, o consumo combinado (cidade e estrada) é de 17,8 km/l. 

Na lista de série figura o sistema Audi Drive Select, que através dos modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual, regula o pedal do acelerador, a assistência da direção, a rigidez da suspensão e a transmissão. Tudo ao simples toque de um botão. 

Banco do motorista com ajuste elétrico, espelho retrovisor interno antiofuscante e sistema de direção assistida sensível com acionamento eletromecânico. Infotainment com tela de 7 polegadas que emerge eletronicamente do painel de instrumentos. Tudo isso é item de série...

Opcionalmente, o proprietário pode adquirir o Multimedia Interface. Nele, um sistema de navegação completo com DVD, capacidade de 40 GB para armazenamento de músicas e Touch Pad – o usuário pode ‘escrever’, por meio do toque, letras e números que correspondam a determinada função. E sem desviar a atenção da estrada.

MAIS PIMENTA

Segundo a Audi, a configuração esportiva S3 Sedan chegará ao Brasil em março. Nele, quem comanda é o motor 2.0 TFSI, que gera 280 cv e 38,7 mkgf de torque. Da inércia aos 100 km/h são necessários 4,9 segundos. Quem ajuda é a transmissão S tronic de seis marchas. A velocidade é eletronicamente limitada a 250 km/h. Aqui, o consumo sobe para 14,4 km/l.

Juntos, os dois devem vender cerca de 3.500 unidades no País até o fim do ano, afirmou o gerente de marketing e produto da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.




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