Economia Titulo Na região
Pequenas firmas vendem 7,3% mais até novembro

Forte concentração da indústria automotiva
ajuda a elevar faturamento em R$ 1,8 bilhão

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
17/01/2014 | 07:28
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As micro e pequenas empresas do Grande ABC aumentaram suas vendas em 7,3%, sobre a inflação, de janeiro a novembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2012. O avanço representou incremento de R$ 1,8 bilhão nos caixas das companhias. Os dados são da Pesquisa de Conjuntura Indicadores, divulgada ontem pelo Sebrae-SP.

O resultado das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) da região até novembro superou a média do faturamento real em todo o Estado de São Paulo, que cresceu 2,3%.

O que influenciou as vendas das firmas foi o bom desempenho da indústria automotiva no ano passado, que bateu recordes de produção. Segundo a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores), a fabricação cresceu 9,9% em 2013, com 3,74 milhões de veículos.

O fato de o Grande ABC reunir seis montadoras (Volkswagen, Ford, Mercedes-Benz, Toyota, Scania e General Motors) e uma gama de empresas fornecedoras de autopeças e componentes ajudou a elevar as receitas. “Essa concentração trouxe mais renda para a região e movimentou o comércio, com a demanda por insumos, e os serviços”, explica Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.

Outro reflexo do cenário se deu na geração de emprego. De janeiro a novembro, o volume de pessoas ocupadas nas sete cidades cresceu 1,4%, enquanto na média do Estado, no mesmo período, houve redução de 0,8%.

Para 2014, entretanto, Gonçalves acredita que o resultado do Grande ABC fique mais próximo ao do restante de São Paulo, já que as desonerações da indústria serão menores neste ano. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carro zero-quilômetro, que em 2013 era de 2% (para modelos 1.0), segue em 3% até julho, quando retornará aos 7%.
 




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