D+ Titulo Polêmica
Peça sempre causou polêmica
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Reprodução

A minissaia já foi motivo de polêmica. A peça - usada primeiramente por mulheres da tribo chinesa Duan Qun Miao na Idade Média - voltou ao guarda-roupa aos poucos. Até a Primeira Guerra Mundial era inadmissível mulher exibir as pernas.

Na década de 1960, o mundo viveu fase de revolução cultural e o comprimento finalmente subiu, o que chocou os conservadores e simbolizou poder de revolução e libertação sexual. "Era forma de transgressão e sensualidade, já que até a década de 1970 era muito complicado falar de sexo", observa Miti Shitara, professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina.

Os créditos da invenção são dados à estilista britânica Mary Quant (foto) e ao designer francês André Courrèges, embora Mary tenha declarado que foi a moda da rua que inventou a peça. No Brasil, foi o pessoal da Jovem Guarda, em especial a cantora Wanderléa, que aderiu à minissaia e inspirou milhares de jovens a usar a novidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;