Diarinho Titulo Desorganização
Turma da Bagunça

Para alguns adultos é visto como desorganização, já para
especialistas é considerado forma natural de se expressar

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
05/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os adultos costumam dizer que casa com criança nunca fica arrumada. Mas o que para eles é bagunça, especialistas consideram forma natural de se expressar. É claro que não dá para ser desorganizado o tempo todo.

Se a mãe de João Henrique, 6 anos, Pietra, 6, e Pedro Henrique Murilla Ganança, 8, de Santo André, não pegar no pé, a turma deixa o apartamento de ponta-cabeça. O lema dela é: "Bagunçou, arrumou". O problema, segundo João, é que às vezes o trio esquece disso.

Brinquedos espalhados pela casa, roupa jogada no banheiro, cadernos com capas soltas e lápis e canetas pela mesa são algumas travessuras dos irmãos.

Mas, na opinião de Pedro, ser bagunceiro é coisa da infância. "É mais legal espalhar do que recolher. Tem de aproveitar a vida, principalmente as férias. Quando ficar adolescente, vou ser mais organizado."

DIFERENTE

De acordo com estudiosos, existe diferença entre a organização dos pais e dos filhos. Para os adultos, é preciso colocar os objetos em fileira, ordem de tamanho e nas caixinhas certas. Mas quem é mais novo não entende bem isso; basta levar de um lugar para o outro que fica tudo certo.

SUPERAJUDA

Na casa de Gustavo Akio Hayashi, 7, de Santo André, a avó ajuda a manter tudo ordenado. Por isso, a mãe sempre diz que ele e o irmão Felipe, 12, precisam colaborar com as tarefas. Durante as férias, entretanto, não tem jeito. Se deixar, passam o dia de pijama sem fazer a cama."Às vezes, dá preguiça de arrumar as coisas", afirma Gustavo, que também acredita que a bagunça é fase passageira. O menino aprendeu com a família que organização não é importante somente com objetos. É necessária ainda em tudo relacionado à escola.

MENINAS E MENINOS

Bagunça não é exclusividade dos garotos. Assim como eles, as meninas deixam coisas fora do lugar. Tem dias que é complicado andar pelo quarto de Pietra. Após brincar de prender os cabelos das bonecas com elásticos e presilhas, esquece os objetos espalhados.

A hora de escolher a roupa é outro problema. Ao pegar uma peça, costuma derrubar e amassar as demais. "Minha mãe fica brava porque deixo as portas e as gavetas abertas", revela. Mas Pietra garante que, aos pouquinhos, tem melhorado!

Acredite, é mais fácil se organizar sempre do que acumular a baderna e, de repente, ter de acabar com ela de uma vez.

Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano e da especialista em organização Ingrid Lisboa.

 

No livro Felipe do Abagunçado (Sylvia Orthof, FTD, 56 págs., R$ 30,50) o protagonista é dono de um quarto muito desarrumado. Tem chiclete grudado no tapete, além de invenções espalhadas por todos os lados. A mãe, claro, fica de cabelo em pé.

Por onde passa, a turma de Alvin e os Esquilos apronta a maior bagunça. Conheça mais personagens desorganizados no www.blogdiarinho.blogspot.com.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;