Política Titulo Ao Congresso
Psol de SP estuda apostar em ex-prefeituráveis ao Congresso

Partido estrutura reforço de bancada de Brasília e sonda Marcelo Reina e Aldo Santos

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Disposta a ampliar a sua representatividade em Brasília, a direção paulista do Psol traça estratégia de lançar ex-prefeituráveis para disputar assento de deputado federal em 2014.

A tática visa deixar o a legenda com pelo menos mais um representante no Congresso Nacional. Atualmente Ivan Valente é o representante do Psol de São Paulo.

O Grande ABC deve ter pelo menos dois postulantes por assento na Câmara Federal: Marcelo Reina, de Santo André, e Aldo Santos. de São Bernardo. Ambos recentemente foram reconduzidos ao comando dos diretórios municipais da sigla.

Reina obteve 4.364 votos na eleição de 2012, ficando na quinta colocação. “Para mim, tem pouca diferença concorrer a estadual ou a federal. Discurso dá para fazer. Por isso, no primeiro semestre desenvolveremos plano de atividades (espécie de programa de governo)”, avalia Reina.

Em São Bernardo, o ex-vereador Aldo Santos recebeu 3.596 votos, apenas o quarto melhor desempenho da corrida eleitoral à Prefeitura. Apesar de ser o principal expoente do Psol no município, Aldo evita alardear alguma candidatura. “Evidentemente que meu nome é lembrado, mas não podemos adiantar esse processo.”

O ex-parlamentar precisaria passar novamente por crivo judicial para concorrer a uma cadeira no Congresso. Em 2010, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-vereador por cinco anos porque, em 2003, Aldo utilizou um carro oficial para transportar manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). Em 2012, disputou o pleito com liminar na Justiça Eleitoral.

(Colaborou Fábio Martins)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;