Diarinho Titulo
Tira-dúvidas de 6 de janeiro a 24 de fevereiro
Do Diário do Grande ABC
29/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A AREIA é formada por meio da ação do vento, chuva, sol, raízes das árvores e micro-organismos que desgastam as rochas do continente.

Ao longo dos anos, pedaços de pedra se soltam e, aos poucos, viram pequenos grãos, que são levados pelos rios, enxurradas e ventos para diversos lugares. É o caso da areia da praia. Ao chegar perto do mar, une-se à argila e ao cascalho que já existem lá. Parte é levada ao fundo do oceano, e o restante fica na costa. O tamanho dos grãos de areia varia conforme o material de origem e a distância que percorrem. Alguns podem ser mais finos, pois viajaram e se desgastaram mais. A cor da areia está ligada ao tipo de rocha de origem. Há praias branquinhas (compostas por quartzo e presentes na maior parte do litoral brasileiro), rosadas (como a Praia do Forno, no Rio de Janeiro, cuja granada é o mineral originário) e até pretas, constituídas por rochas vulcânicas, como a Punaluu Beach, no Havaí.

A ATLÂNTIDA ainda é mistério. Até hoje nenhum cientista encontrou provas reais de que existiu. Segundo a lenda, a ilha abrigava civilização muito desenvolvida há cerca de 12 mil anos. O único relato histórico sobre a terra e seu povo perfeito foi escrito pelo filósofo grego Platão em 360 a.C. Segundo o texto, ficava perto do Estreito de Gibraltar (canal que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico). Zeus ficou bravo ao ver a ganância das pessoas e decidiu acabar com o continente. Um gigantesco maremoto devastou a ilha e a fez afundar. Grande parte dos estudiosos acredita que, de fato, se trata só de ficção. Outros, porém, ainda tentam achar indícios que provem a existência de Atlântida.

DORMIR cedo é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, responsável por coordenar a atividade dos músculos e órgãos. Para ser suficiente, o sono precisa ocorrer à noite, não ter interrupção e durar de seis a oito horas. Há mais chances de ele ser adequado se formos cedo para a cama. Quem dorme pouco, em geral, fica irritado e não tem energia para realizar tarefas. Ligado ao sistema nervoso central está o relógio biológico (no cérebro), que prepara o organismo para permanecer ativo de dia e adormecer à noite. Ter rotina, estudar, brincar, comer e dormir nos mesmos horários mantêm esse reloginho em harmonia.

OS TUBARÕES são carnívoros, e a maioria prefere peixes. O tubarão-baleia, no entanto, gosta de ingerir plâncton (seres minúsculos). Considerado o maior peixe dos oceanos, é chamado de filtrador por nadar de boca aberta, sugando grande quantidade de água com os micro-organismos e algas. Apesar de gigantesco (atinge 12 m de comprimento e 15 toneladas), é inofensivo ao homem. O tubarão-branco, ao contrário, é tido como o maior predador dos mares. Caça focas e leões-marinhos. Já o tubarão-tigre e o cabeça-chata gostam de tartarugas-marinhas.

O OUVIDO tampa ao descermos a serra porque, perto do mar, a pressão atmosférica se modifica, pois o ar no litoral é mais pesado do que em regiões altas. É que tem maior número de moléculas agrupadas. Imagine uma pilha de livros sobre a cabeça. Se aumentá-la, ficará mais pesada. Algo semelhante ocorre com o ar; quanto mais moléculas, maior a pressão sobre nós. Quando a pressão atmosférica aumenta ou diminui, é necessário que a pressão do ouvido médio (cavidade com várias estruturas) se iguale à do ouvido externo (em que fica a orelha e outras partes importantes). O equilíbrio demora um pouco, principalmente quando a mudança de pressão é rápida. Assim, sentimos o ouvido tampar e até doer.

A ESTRELA-DO-MAR é animal marinho que vive em todos os mares do mundo. O corpo pode ser liso ou áspero e coberto por pequenos espinhos. Em geral, tem cinco braços, mas há espécies com nove ou mais de 20. A maioria é carnívora; come ostras, cracas, corais, esponjas, ouriços-do-mar e outras estrelas. Na ponta de cada braço há um ocelo (tipo de olho primitivo) que enxerga luz, sombra e permite a percepção do ambiente. Se a estrela perder um dos braços, suas células são capazes de se multiplicar e substituir o pedaço arrancado.

HACKER é quem tem conhecimento em informática suficiente para acessar informações de outras pessoas. Isso ocorre por meio da invasão de computadores ou de dados fornecidos por usuários para sites falsos. Apesar de ser errado obter informações pessoais dos outros, o hacker, em geral, faz isso pelo desafio de vencer a segurança do sistema dos computadores. Quem rouba dados e comete cibercrimes (irregularidades feitas na internet) é chamado cracker.

HEMATOMAS são manchas, em geral, arroxeadas que aparecem principalmente nas pernas e braços sempre que os batemos, após tombo ou até durante brincadeiras. Nesses casos, ocorre o rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Como não existe ferida aparente (pois a pele não foi cortada), o sangue vaza internamente e se concentra na região machucada, que ganha tonalidade roxa. Também é comum que a área inche. Aos poucos, o tom arroxeado se torna esverdeado e depois amarelado até ficar com a cor natural. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;