Automóveis Titulo
Etios Cross é um samurai fantasiado de Indiana Jones

Avaliamos o hatchback da Toyota com uniforme de aventureiro; modelo custa R$ 45.690

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
25/12/2013 | 10:30
Compartilhar notícia
Marina Brandão


“Exagerado.” “Erraram a mão.” “Já não era aquelas coisas. Agora, então...” “Sei lá. Não gostei.” Muitas foram as opiniões sobre o novo Etios Cross (R$ 45.690), versão aventureira do hatchback compacto da Toyota equipada com motor 1.5 16V flex. Todas, infelizmente, com ar de decepção. Pior, de reprovação.

Lançado em novembro para competir com Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e Fiat Uno Way, o modelo feito em Sorocaba, interior de São Paulo, definitivamente não agradou de imediato. Os apliques plásticos por toda a carroceria são desproporcionais – muito grandes – e não conseguem transmitir a sensação de robustez que um pseudoaventureiro busca. Exemplo é a barra prateada na dianteira que imita um quebra-matos.

Por dentro, com exceção do revestimento dos bancos, que traz costura exclusiva e inscrição da versão nos encostos dos assentos dianteiros, o Cross é igual à opção XLS – topo de linha, que custa R$ 3.200 menos e oferece os mesmos itens de série: direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, air bag duplo frontal, freios com ABS, rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo, travas e vidros elétricos, rádio CD player com MP3 com entrada USB. 

O acabamento Total Black, adotado em toda linha 2014 da família Etios, agrega certo requinte, mas bloqueia qualquer sugestão de vida off-road. 

O espaço interno do Etios Cross é bom. São 3,89 metros de comprimento e 2,46 metros de distância entre os eixos. O porta-malas, com 270 litros de capacidade, não faz feio, mas também não empolga.

RODANDO 

Com proposta meramente visual, não pense que o Etios Cross aguenta encarar uma vida fora de estrada, mesmo que moderada, ou nos fins de semana. Encarar as vias de péssimo pavimento já é aventura de sobra para o Toyota, que não traz pneus de uso misto nem tem a suspensão elevada, mesmo que alguns centímetros. 

No entanto, o bom conjunto mecânico garante desenvoltura ao modelo no dia a dia. A 3.100 rotações, o voluntarioso motor 1.5 16V bicombustível entrega interessantes 13,9 mkgf de torque tanto com gasolina quanto com etanol no tanque. A potência máxima é de 96 cv a elevados 5.600 rpm. 

Ponto positivo para a transmissão manual de cinco velocidades, que tem engates suaves, precisos e silenciosos, e consegue, a partir de um escalonamento equilibrado, exigir do propulsor boas arrancadas e retomadas. 

A suspensão firme, sem ser desconfortável, também agrada na selva de pedras. 

Resumindo, rodando o Etios Cross faz bonito. O mesmo, no entanto, não podemos dizer do visual...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;