Política Titulo Mauá
Donisete reza cartilha de Lula

Candidato do PT em Mauá debate desenvolvimento econômico com Paulo Okamoto

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
02/08/2012 | 07:08
Compartilhar notícia


O candidato do PT a prefeito de Mauá, Donisete Braga, mostra disposição em seguir à risca a cartilha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impulsionar o crescimento do País em seus dois mandatos à frente do Palácio do Planalto. Em plenária ontem à noite para a formatação de seu plano de governo, que teve a participação de Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula e ex-presidente do Sebrae, o prefeiturável pregou governo inovador para fazer com que a cidade cresça no mesmo ritmo do Brasil.

“O Lula nos ensinou. Ele dizia que seria o mascate do Brasil e viajou o mundo para vender a nossa matéria-prima. Nós podemos potencializar o parque industrial do Sertãozinho, as empresas do Capuava e o setor de serviços. Temos credibilidade para continuar inovando”, discorreu Donisete, que expôs o desejo de manter reuniões semestrais com os empreendedores do município para incentivar os negócios, caso seja eleito.

O tom de reverência ao ex-presidente foi mantido por Okamoto, que declarou que antes dos governos de seu chefe não havia amplo conhecimento de como gerar empregos no País. “O que precisa para garantir o desenvolvimento é simples de falar, mas relativamente difícil de fazer. Só vai gerar negócios se tiver pessoas com poder aquisitivo”, constatou. Ele citou inclusive o Bolsa Família como uma raiz que ajudou a impulsionar o setor no País. “Os empresários perceberam que iria circular mais dinheiro nas cidades e o comércio cresceu.”

 

COMPARAÇÃO

O prefeito Oswaldo Dias (PT) também participou do ato. Coube a ele comparar o desenvolvimento gerado por seus três governos com outros. “Fazer o movimento em 1999 para o Rodoanel passar por Mauá foi fundamental. A obra foi concluída em 2010, mas um gestor tem de estar preparado e pensar no futuro.”

O chefe do Executivo exaltou ainda a chegada do McDonald’s à cidade e a construção do shopping, no Centro. A lembrança de que o centro de compras é uma marca do PT na cidade rendeu ironia de Donisete, que alfinetou o ex-prefeito Leonel Damo (PMDB, 2005 a 2008). “O Leonel queria transformar a área em uma arena de rodeio. Não sei como ele iria arrecadar ICMS. Será que seria com a compra e venda de cavalos?”

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cássio Pegoraro, apresentou o tripé para a atração de investimentos. “Coordenada por demanda (se comércio, indústria ou serviços), marketing institucional e ambiente favorável aos negócios (com ajustes na lei de ocupação de solo).”

Os debates para a formulação do plano de governo de Donisete Braga são divididos em sete plenárias temáticas, que seguirão até a semana que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;