Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Patrimônios da Estrada
Velha serão restaurados

Nario Barbosa/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Durante reabertura da rota turística, governador
Geraldo Alckmin revela o plano de revitalização


Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC

16/12/2013 | 07:00


Reaberta ontem para visitação, a Estrada Velha de Santos (Rodovia Caminho do Mar SP-148) passará por processo de revitalização de seus monumentos históricos, cuja obra será capitaneada pelo governo do Estado.

Durante a solenidade de reabertura da antiga via que ligava São Paulo ao Litoral, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assegurou recuperação em seis marcos tradicionais. A intervenção está prevista para ser concluída até o fim de 2014. “São monumentos de grande importância, que fazem parte da história da colonização do Estado”, disse.

O governador recordou que a Casa de Visitas do Alto da Serra já foi reformada e futuramente será voltada à educação ambiental. Os outros marcos que receberão melhorias são: Pouso Paranapiacaba, Ruínas do Pouso, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena e Pontilhão da Raiz da Serra.

“Todos esses locais estão visitáveis e sendo recuperados, mas há detalhes que implicam num trabalho artístico, que demanda um pouco mais de tempo de restauro”, justificou o secretário estadual de Energia, José Aníbal (PSDB), designado por Alckmin para cuidar da reabertura da rota turística.

Aníbal também anunciou a realização de ciclofaixa nos dez quilômetros que antecedem a entrada do Parque da Serra do Mar. “Entramos em contato com a Secretaria (Estadual) de Transportes para trabalharmos nisso já no início do ano”, disse o secretário.

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) lembrou do apelo popular pela construção da ciclofaixa. “Essa foi uma ideia que levamos ao governo do Estado. As pessoas que frequentavam o espaço pediam essa melhoria, fiz o encaminhamento e deu certo. É uma conquista para todos.”

A Estrada Velha estava fechada desde 2011, por cauda de deslizamentos. O investimento foi de R$ 400 mil, por meio da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), para recuperação da pista e das áreas afetadas pelo incidente.

O local ficará aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. As atividades monitoradas, que antes precisavam ser feitas previamente pela internet ou telefone, agora também podem ser agendadas no mesmo dia.

O governo contou com apoio da iniciativa privada para reabrir a rodovia e vai procurar novas parcerias para colaborar com a manutenção do espaço.

TRAVESSIA

Alckmin dispensou o terno e gravata para fazer a primeira travessia da Estrada do Mar revitalizada. Acompanhado da primeira-dama Lu Alckmin e secretários, ele refez o caminho dos desbravadores durante o período de colonização do Estado. O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), acompanhou todo o trajeto.

O governador percorreu seis quilômetros até Cubatão. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), esteve ao lado do tucano durante os 400 metros iniciais, até o Pouso Paranapiacaba, construção em alvenaria de pedras, que serviu de ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e a Capital.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;