Automóveis Titulo
Chery divulga planos para 2014

Fábrica de Jacareí produzirá primeiros modelos em julho; QQ ganha novo motor em abril

Lukas Kenji
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 08:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A chinesa Chery revelou nesta quinta-feira (12) seu planejamento para 2014, ano em que a marca iniciará produção de carros em Jacareí, no interior do Estado. As principais novidades giram em torno do hatch QQ, que ganhará novo motor em abril e passará a ser nacional em outubro, já em nova geração e com propulsor flex.

Antes de se tornar bicombustível, o compacto ganhará bloco 1.0 de três cilindros – atualmente é vendido com motor de 1.1 litro. O pequeno modelo é a grande aposta da montadora no próximo ano, em que há expectativa de vendas de 30 mil veículos, sendo 10 mil destinadas ao QQ. O desempenho seria três vezes melhor do que o atual, tendo em vista que a fabricante deve fechar 2013 com 9.000 mil emplacamentos.

 

Foto: Divulgação

Segundo o presidente da Chery do Brasil, Luis Curi, a empresa vive uma época em que é necessário mostrar que seus carros são de qualidade. “Acertamos na semana passada a instalação de uma unidade de pesquisa e desenvolvimento para 2014. Ela nos permitirá fazer carros com o gosto do brasileiro, melhorando suspensão e acabamento, além de calibrar motores para o uso de etanol e gasolina.”

Sem cravar valores, Curi afirmou que esta unidade tem investimento menor que a fábrica de motores, orçada em 138 milhões de dólares. Já a unidade principal, que ficará pronta em julho, recebeu investida de 400 milhões de dólares (cerca de R$ 900 milhões) e já tem definidas pelo menos 15 empresas a fornecerem peças e componentes.

Foto: Andréa Iseki

Das linhas de produção desta planta sairá, em julho, o Celer na versão hatch, além do QQ. Para 2015, está programado o desenvolvimento do hatch S-31 e do sedã S-32. A marca também visa o lançamento de um sedã médio, do patamar de Honda Civic e Toyota Corolla, para 2016. Porém, não está definida sua produção nacional na unidade fabril que vai fabricar 100 mil veículos por ano em sua primeira etapa, mas consegue operar na construção de 150 mil unidades.

MAIS PLANOS

Para 2014 também está acertada a implantação de transmissão automática para o utilitário Tiggo, o que deve ocorrer em janeiro. O modelo tem vendas totais projetadas em 5.000 mil unidades. 

Foto: Divulgação

O presidente da Chery anunciou ainda que pretende comercializar no País modelos da Qoros, uma espécie de submarca de luxo da fabricante chinesa. Sendo assim, brigaria no mesmo ringue que Audi, BMW e Mercedes-Benz. 

A Qoros ganhou destaque mundial em setembro, quando o sedã chamado apenas de 3 faturou cinco estrelas nos testes de impacto realizados pelo instituto Euro Ncap. Foi o primeiro carro chinês a conseguir nota máxima em uma avaliação deste tipo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;