Turismo Titulo Acampamentos
Férias com muita
aventura para as crianças

Experiência de passar dias longe dos pais em
acampamento estimula autonomia dos pequenos

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/12/2013 | 07:06
Compartilhar notícia


O que fazer quando os filhos saem de férias e os pais não? Mande-os para um acampamento. Além de garantir muita diversão, a experiência possibilita o desenvolvimento e a autonomia dos pequeninos, que necessitam se desligar um pouco do conforto do lar, dos cuidados da família e se aventurar por um mundo totalmente novo e independente.

Ficar longe dos pais não significa estar sem controle. Os acampamentos contam com equipes que zelam em todos os momentos pelo bem-estar das crianças e que, logicamente, introduzem exercícios no dia a dia com os quais os petizes não estão acostumados. Atividades corriqueiras que, normalmente, não são executadas pelos pequenos, e sim por seus pais, como arrumar as malas, escovar os dentes sozinhos, servir-se durante o almoço, arrumar a cama, dividir pertences com colegas e se socializar com pessoas de várias idades são alguns dos aprendizados desenvolvidos durante o período.

A variedade de acampamentos é imensa, assim como suas atividades. Há os voltados para esportes radicais, outros que fazem as crianças mergulharem no mundo da imaginação e até os voltados para o aprendizado de um novo idioma. O Sítio do Carroção, em Tatuí, é conhecido por ser o único resort pedagógico do Brasil e recebe alunos durante todo o ano letivo. Mas também se destaca como acampamento: nas temporadas de férias de inverno, verão e Carnaval, crianças e jovens de todo o Brasil e do Exterior, entre 5 e 16 anos, vivem um mundo de aventuras, muita diversão e novas amizades, além de participarem de atividades com temas educativos.

O Sítio do Carroção foi eleito pelo Discovery Channel o melhor acampamento da América Latina. Há diversos atrativos, como o Elo Perdido, trilha que leva a um avião abandonado e um esqueleto de Tiranossauro Rex.

Ainda no campo da aventura há a Trilha do Indiana Jones: um cenário cinematográfica com direito a cachoeiras, cavernas, passagens secretas e desafios dignos de verdadeiros heróis. Outra aventura é descobrir o Enigma da Pedra, que leva à Caverna do Lago Azul, com suas cachoeiras e tobogã de água aquecida, em meio a estalactites e estalagmites.

JOGOS
O Carroção também reserva tempo para gincanas. A filosofia é a de que quem joga estabelece relações de solidariedade e independência, toma decisões, aprende a controlar a ansiedade, convive com o sucesso e com as perdas.

Um dos jogos é o Labirinto Medieval. O objetivo é chegar ao centro percorrendo 518 metros de corredores em esquema de revezamento. Há também o Resgate Ecológico, onde os acampantes precisam salvar animais terrestres das inundações causadas pelo efeito estufa. Um painel simula a realidade quando as águas atingem as montanhas mais altas. Enquanto isso, os grupos elaboram uma lista com o maior número de nomes de animais, a partir de uma letra.

Há tempo ainda dedicado às brincadeiras de rua, que faziam tanto sucesso entre as gerações que não estiveram conectadas à tecnologia, tais como brincar de amarelinha e soltar pipa. E até espaço para novas brincadeiras, como o futgolf, que mistura regras de golfe e futebol.

Para que a experiência de passar as férias em um acampamento seja ainda mais autêntica, celulares e a visita dos pais são proibidos. Mas a família pode ficar tranquila, pois em situações adversas ou no caso de o acampante sentir necessidade, os próprios monitores autorizam as ligações telefônicas.

English Camp permite imersão no idioma
O English Camp, em Itapetininga, a 150 quilômetros de São Paulo, oferece estrutura de lazer e variadas atividades que permitem às crianças praticar o inglês de forma divertida. Os acampamentos de férias acontecem nos meses de janeiro e julho. Muitas das atividades propostas estão diretamente relacionadas ao clima, como o luau em janeiro e a Junina’s Party, em julho.

Durante esses meses de temporada, há pacotes a partir de cinco dias. Para crianças entre 5 e 7 anos que nunca viajaram desacompanhadas, a recomendação é de curtir o acampamento por um período menor. Para aqueles que já ficaram alguns dias longe dos pais, o ideal é curtir as dobradinhas, com a vantagem de participar de atividades diferentes.

Em julho, há um atrativo a mais: monitores estrangeiros fluentes em inglês, que chegam exclusivamente para a temporada.

O acampamento se divide em unidades 1 e 2, sendo a primeira para crianças e adolescentes e a segunda para adultos.

A primeira unidade conta com piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol society oficial, salão de jogos, salão de festas, salas de estar e de cinema, playground e campo de beisebol. Os dormitórios comportam até 120 jovens. A ocupação varia de cinco a 17 participantes, acompanhados por dois monitores.

Já os adultos desfrutam de área verde equipada com hidromassagem, sala especial para refeições, salão de descanso e leitura, biblioteca, lareira, TV, DVD e som ambiente. As acomodações são em suítes duplas ou quádruplas.As refeições são sempre caseiras, com verduras, frutas e sucos naturais provenientes da horta do acampamento.

Banho de diversão
O NR possui dois acampamentos nos quais crianças e jovens são separados em dois grupos: 5 a 10 anos, que vão para a unidade em Sapucaí Mirim (Minas Gerais), e 11 a 16 anos, que vão para a unidade em Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo. Dentro das unidades ocorrem subdivisões etárias de modo que a programação seja a melhor para cada grupo, além de divisão entre meninos e meninas.

Nenhum dia é igual ao outro no NR. A programação é coordenada por monitores e inclui atividades recreativas, esportivas, cooperativas, culturais e de aventura, como trilhas e paredes de escalada. As atividades esportivas são geralmente realizadas de acordo com o sexo e a faixa etária, enquanto que as recreativas e culturais são mistas.

Entre as atividades esportivas, a NR destaca futebol, basquete, vôlei, handebol, atletismo, beisebol, taco, tênis, soft tênis, queimada, base 4 e muitas outras. Quando não estão praticando esportes, todos podem participar de passeios à cachoeira, trilhas na mata e percursos de cavalo ou charrete.

A diversão ainda inclui gincanas, jogos adaptados, escotismo, pesca, complexo aquático com tobogãs, cama elástica, touro mecânico, pedalinho, caiaque, alpinismo, tirolesa, rally na lama durante o verão e micareta. Em todas as noites são realizadas atividades como jogos com lanternas, festas temáticas, baladas, cinema e apresentações de teatro ou dança.

O Circuito Broadway Camp promete agitar a galera que tem entre 8 e 16 anos. A programação será um grande encontro de nomes do teatro musical brasileiro em uma série de workshops com aulas de canto, dança, sapateado, estilo e interpretação. Quem assina a direção artística do Circuito Broadway Camp é Fernanda Chamma, coreógrafa, diretora de musicais internacionais e jurada do quadro Dança dos Famosos no Domingão do Faustão. Ao lado dela, atrizes, bailarinas e diretores serão os professores. Além das aulas e apresentações acontecerá a festa temática Broadway Party.

Outra atração é o Zoo NR, o maior zoológico de répteis do Brasil. As visitam duram quatro horas e há tempo suficiente para conversas com biólogo e fotos com os animais. A NR oferece transporte ida e volta a partir de São Paulo. E todos os acampantes têm serviço de lavanderia sem custo adicional.

Peraltas conta com resort para os pais
Como muitos pais não se sentem seguros em deixar os filhos sozinhos em um acampamento, o Grupo Peraltas, em Brotas, coloca à disposição o Brotas Eco Resort, que trabalha em paralelo ao acampamento e oferece excelente estrutura para as famílias. Muitos pais hospedam-se no Brotas Eco Resort para que os filhos participem das atividades com os acampantes e no ano seguinte sintam-se seguros para acampar sozinhos.

Além de toda a estrutura do resort, hóspedes aproveitam para fazer turismo de aventura na cidade, a 250 quilômetros de São Paulo, participando de rafting, boiacross, tirolesa e arvorismo, entre outras atividades

O acampamento também oferece tirolesas, parque aquático com cinco piscinas e três toboáguas, futebol de sabão, cama elástica, fazenda com pequenos animais, paredão de escalada, touro mecânico, festas temáticas com baladas, oficinas de rádio, artes, culinária e de customização de bolsas e camisetas.

Quem não viaja com os filhos tem a opção de observar as crianças por webcam em tempo real e acompanhar jornal com fotos no site e por redes sociais.

Paiol Grande tem atividades de cinema
O Acampamento Paiol Grande, em São Bento do Sapucaí, a 182 quilômetros de São Paulo, é o primeiro e o mais tradicional do Brasil. Para a próxima temporada, a partir do dia 7, preparou uma série de novas atividades inspiradas no cinema. Os acampantes participarão de oficinas com temas variados, como teatro, dança, videoclipes, animação, cenografia, maquiagem e trilha sonora, e gravarão um curta em uma cabine que simulará um set de filmagem.

“Escolhemos essa temática por ser algo atrativo para todas as idades. Também serão feitas oficinas culturais e convivências para que as crianças possam exercitar diferentes habilidades e descobrir aquelas com as quais mais se identificam”, afirma Ricardo Moraes, gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande.

Novidade também é o Circuito Paiol Kart, uma nova atividade com quadriciclos de pedal. O acampamento fica dentro da área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e é cercado por belezas naturais. Organiza visitas a cachoeiras da região, trilhas e escaladas à Pedra do Baú, à Pedra do Bauzinho e à Pedra da Ana Chata. Um prato cheio para acampantes aventureiros!

Escolha o passeio ideal
A temporada de acampamentos para a garotada começa em janeiro. Não faltam opções de atividades, lugares, atrativos e propostas para agradar crianças de todas as idades com preços que cabem em todos os bolsos. A Abae (Associação Brasileira de Acampamentos Educativos) tem orientações para a escolha de um bom acampamento para a criançada.

Primeiramente é preciso avaliar qual é a proposta educacional de cada acampamento, para que a experiência seja divertida e também proveitosa para o currículo da criança. Em seguida, é importante averiguar a experiência e a formação profissional dos coordenadores e monitores.

Na visita ao acampamento, observe a relação acampantes/monitor, levando em consideração a faixa etária. Não se esqueça de indagar sobre a alimentação, tanto em relação ao número de refeições quanto à elaboração dos cardápios. Avise se a criança tiver alguma restrição alimentar.

Informe-se sobre a saúde e segurança do acampamento, certificando-se da presença de profissionais da área, facilidade de comunicação, transporte de emergência e locais de atendimento.
Confira se a programação está adequada aos objetivos a serem atingidos com a viagem. Vale verificar se o acampamento conta com infraestrutura adequada para a realização das atividades propostas.

Tanto para adultos quanto para crianças, a viagem começa mesmo antes de sair de casa. Procure organizar a viagem pessoalmente para esclarecer todas as dúvidas possíveis e conhecer os responsáveis pelo acampamento. Antes de fechar qualquer negócio, tenha a certeza de que obterá a melhor relação entre custo e benefício.

Por último – e mais importante –, tenha a aprovação da criança quanto à escolha do acampamento e esteja certo de que ela está convicta de que quer enfrentar esse novo desafio. Confira abaixo as opções de pacotes.

PACOTES

SÃO PAULO (SP)
Acampamento Águias da Serra
(5660-6102)
Período: 5 a 11 e 12 a 18 de janeiro
Idade: 4 a 17 anos
Preço: R$ 1.980
Atrativos: O acampamento oferece atividades aquáticas (toboágua, piscinas, aqua jump, caiaque, piscina natural, pesca), esportivas (futebol, vôlei de areia, bocha, futelama, futebol americano) e de aventura (tirolesa, arvorismo, tribyke, mountainboard e circuito de treinamento militar). Oficinas de ciência, teatro, circo e culinária também fazem parte da grade de programas.
Site: www.acampamentoaguiasdaserra.com.br

EMBU-GUAÇU (SP)
Acampamento Aruanã
(5083-2276)
Período: 12 a 19 de janeiro
Idade: 5 a 17 anos
Preço: R$ 1.600
Inclui: Chalés com aquecimento central, divididos por sexo e faixa etária, monitoria especializada, enfermeira e médica 24 horas, cinco refeições diárias e transporte em ônibus de turismo fretado.
Atrativos: Oferece programação temática com jogos noturnos, atividades recreativas e esportivas, oficinas culturais, balada, jantares temáticos, trilhas ecológicas, parede de escalada, tirolesa, parque aquático com toboáguas, brinquedos radicais do lago, campos de futebol e futebol de sabão.
Site: www.aruana.com.br

SOROCABA (SP)
Acampamento do Vip’s
(3086-2722)
Período: 4 a 11 de janeiro
Idade: 5 a 17 anos
Preço: R$ 1.470
Atrativos: Quadras poliesportivas, campo de futebol, minizoológico e trilhas na floresta. Entre as atividades, há festas temáticas, luau e atividades noturnas.
Site: www.avips.com.br

PINDAMONHANGABA (SP)
Acampamento dos Pumas
(4612-9860)
Período: 15 a 20 de janeiro
Idade: 5 a 17 anos
Preço: A partir de R$ 1.745
Atrativos: Deck tênis (jogo de deck de navio), espirobol, beisebol, campismo a cavalo, campismo em caverna, descida de rios com canoas canadenses, escalada à Pedra do Baú, arvorismo, pista de hipismo, cavalgadas noturnas, paintball, trilhas de jipe e patinação no gelo. Outra atração é o passeio de maria-fumaça.
Site: www.pumas.com.br

BROTAS (SP)
Acampamento Peraltas
(3035-1900)
Período: 4 a 8 de janeiro
Idade: 4 a 16 anos
Preço: A partir de R$ 1.200
Atrativos: Arvorismo, tirolesas, parque aquático com cinco piscinas e três toboáguas, futebol de sabão, cama elástica, fazenda com pequenos animais, paredão de escalada, touro mecânico festas temáticas com baladas e oficinas de rádio, artes, culinária, customização de bolsas e camisetas, além dos pais poderem observar seus filhos por webcam em tempo real e jornal com fotos no site e no Facebook.
Site: www.peraltas.com.br

BRAGANÇA PAULISTA (SP)
Acampamento Turma dos Leões
(3482-8032)
Período: 13 a 19 de janeiro
Idade: 4 a 16 de anos
Preço: A partir de R$ 1.000
Atrativos: O acampamento oferece jogos adaptados, gincanas, caçadas noturnas, jantares temáticos, cineminha, enigmas e jogos ambientais.
Site: www.vialeoes.com.br

ITAPECERICA DA SERRA (SP)
Acampamento ACM/YMCA
(3138-3116)
Período: 7 a 14 de janeiro
Idade: 5 a 10 anos
Preço: R$ 890
Atrativos: A garotada desfruta de área verde, natureza privilegiada e prática de esportes de aventura, como rapel, tirolesa, arvorismo e trilha ecológica. A temporada no acampamento inclui, ainda, histórias na fogueira, jantares temáticos e várias gincanas. Oferece piscina, jogos de futebol, quadra poliesportiva, trilhas, festas e playground.
Site: www.acmsaopaulo.org

ITAPETININGA (SP)
English Camp
(3062-6333)
Período: 7 a 11 de janeiro
Idade: 5 a 16 anos
Preço: A partir de R$ 1.800
Atrativos: O diferencial deste acampamento é o fato de todas as atividades serem realizadas em inglês. Por isso, além de se divertir, a garotada aproveita o período de férias para treinar o idioma. Esportes como beisebol, lacrosse e hóquei aproximam os acampantes da cultura norte-americana, mas há também outras modalidades, como vôlei, futebol, basquete e queimada.
Site: www.englishcamp.com.br

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ (SP)
Acampamento Paiol Grande
(0xx12 3971-1537)
Período: 7 a 14 e 16 a 23 de janeiro
Idade: 6 a 17 anos
Preço: R$ 2.100
Atrativos: Conta com chalés, refeitório, enfermaria, ginásio poliesportivo, piscina, teatro, muro de escalada, salão de jogos, lago para canoagem e pescaria, campo de futebol e um ringue de patinação.
Site: www.paiolgrande.com.br

CAMAÇARI (BA)
Mundo da Lua Acampamento
(0xx71 3033-4715)
Período: 13 a 18 de janeiro
Idade: 6 a 16 anos
Preço: R$ 1.150
Atrativos: Atividades aquáticas com o aqua jump, toboágua integrado à natureza, passeios de caiaque, water ball, piscina, futebol na lama e outras atrações de aventura, tais como tirolesa, arvorismo e jogos noturnos, além de festas e jantares temáticos.
Site: www.mdlbahia.com.br

SAPUCAÍ MIRIM (MG)
NR Acampamentos
(5090-7419)
Período: 6 a 12 de janeiro
Preço: R$ 2.340
Idade: 5 a 15 anos
Atrativos: A unidade tem atividades específicas para cada faixa etária. Possui complexos aquáticos (com opção de piscina aquecida), quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de tênis (apenas para jovens de 11 a 16 anos), tirolesas, caiaques, pedalinhos, paredes de escalada e festas em todas as noites.
Site: www.nr.com.br

LEME (SP)
Repúbllica Lago Acampamento
(3818-6600)
Período: 7 a 12 de janeiro
Idade: 6 a 16 anos
Preço: A partir de R$ 2.500
Atrativos: As atividades, que acontecem paralelamente (para que cada um escolha sua preferida), incluem slackline, ateliê de artes, barco a remo, bicicleta, parede de escalada, aqua jump, arvorismo, futebol na lama, escalada, jogos noturnos, noite da pizza e festas.
Site: www.replago.com.br

TATUÍ (SP)
Sítio do Carroção
(0xx15 3305-2000)
Período: 5 a 11, 12 a 18 e 19 a 25 de janeiro
Idade: 5 a 16 anos
Preço: A partir de R$ 3.179
Atrativos: O acampamento é conhecido por ser o único resort pedagógico do Brasil. Atrações como a Caverna do Lago Azul, com águas aquecidas, o minicircuito de Fórmula 1, o fóssil de Tiranossauro Rex e o maior aquário de água doce do Brasil, repleto de peixes e jacarés, são alguns dos cenários para as atividades do acampamento.
Site: www.carrocao.com 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;