Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
Homenagem dançante
a Charles Chaplin

Espetáculo dialoga com legado cinematográfico
do astro de Hollywood; sessões ocorrem na sexta

Luís Felipe Soares
10/12/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


O legado do ator e diretor Charles Chaplin (1889-1977) deixa as telonas para se expandir para os palcos. Celebrando a carreira do icônico artista norte-americano, o Studio Corpore Sano, de Santo André, tenta trazer seu trabalho para o universo da dança por meio do espetáculo 'Chaplin em Preto e Branco'. As sessões ocorrem na sexta-feira, às 18h e às 20h30, no teatro do colégio Ábaco, localizado no bairro Assunção, em São Bernardo. A entrada é franca para todo o público.

Com direção e coreografia da andreense Mariana Ribeiro, a montagem é a apresentação especial de fim de ano da escola de dança, que já se aventurou por Alice no País das Maravilhas e contos de Natal em anos anteriores. “Sempre procuramos algo diferente. Desta vez achei interessante dialogarmos com uma figura tão importante como o Chaplin. A ideia é buscarmos essa parte do cinema a qual ele está ligado e transformar em elementos dentro da dança”, explica Mariana.

No palco, cerca de 120 bailarinos com idades entre 4 e 15 anos passeiam pela história do personagem Vagabundo, símbolo da comédia mundial. As coreografias mesclam estilos como balé, jazz, street dance e sapateado norte-americano. O objetivo é de que trechos cênicos sejam misturados em cena com a arte da dança. Toda a performance tem duração de pouco mais de uma hora e 20 minutos.

O espetáculo também abusa de meios audiovisuais para homenagear o ator. A performance contará com pequenas exibições de filmes que marcaram sua carreira, como os curtas 'The Bank' (1915) e 'Vida de Cachorro' (1918), a cena de boxe presente em 'Luzes da Cidade' (1931) e o clássico 'O Grande Ditador' (1940).

“Parte do desafio é trabalhar bem os dois lados: as obras de Chaplin e sua vida pessoal. Também não deixamos de lado a comédia pastelão típica dos filmes e tentamos manter esse espírito de diversão”, diz a diretora. “A maior dificuldade foi transformar um tema tão adulto como o cinema em algo atrativo para a geração nova. Todos acabaram se divertindo muito com personagem tão especial.”

Chaplin em Preto e Branco Dança. Sexta-feira, às 18h e às 20h30. No teatro do Colégio Ábaco – Av. João Firmino, 1.099, São Bernardo. Tel.: 3969-6100. Grátis.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;