Turismo Titulo Bahia
O charme rústico de Boipeba

Simplicidade, praias quase desertas e pousadas charmosas definem a ilha

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
28/11/2013 | 07:03
Compartilhar notícia
Eliane de Souza


Um passeio em volta da Ilha de Tinharé pode revelar belezas como as piscinas naturais de Moreré e a Ilha de Boipeba, considerada a melhor do Brasil com o prêmio Travelers Choice, concedido pelo site da comunidade de viajantes TripAdvisor. Seus 20 quilômetros de praias quase desertas, o ar de tranquilidade e o charme de suas pequenas pousadas – bastante confortáveis, apesar do clima rústico – fizeram com que a ilha se tornasse uma das mais cobiçadas joias do litoral baiano. é justamente a característica mais rústica um dos principais atrativos de Boipeba, que faz muito morador se gabar da fama de ser ali, talvez, um dos poucos lugares do planeta onde as pessoas podem se desconectar do mundo.

Localizada ao Sul de Tinharé, município de Cairu, cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, Boipeba guarda paisagens de rara beleza natural e grande diversidade de ecossistemas, com floresta densa de Mata Atlântica, restinga, dunas, uma das maiores reservas de mangue do Brasil e praias paradisíacas com extensos coqueirais e recifes de grande valor ecológico.

A rica flora e fauna destacam, entre outras espécies, uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços e estrelas. Hábitat de aves e colibris, tatus e raposas, é também ponto de desova de tartarugas marinhas.
Entre trilhas ecológicas que passam pela Mata Atlântica e 20 quilômetros de praias inexploradas, a ilha é igualmente reduto do turismo histórico. Em Velha Boipeba está a Matriz do Divino Espírito Santo, que data do início do século 17. Já em São Sebastião, o destaque é a igreja de mesmo nome, do início do século 20.

Entre os passeios imperdíveis para se fazer pela ilha estão as visitas às piscinas naturais da Praia de Moreré, onde é possível alimentar cardumes e petiscar em bar flutuante; a Praia da Cueira, onde é servida a famosa Lagosta do Guido; e o belo visual do pôr do sol no Rio do Inferno. A simpatia dos moradores e a riqueza arquitetônica do vilarejo do século 17 também valem a visita.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;