Política Titulo Busca por vaga na Assembleia
Diretório terá 44% de integrantes contra candidatura de Mário Reali

Blocos que não apoiam projeto do ex-prefeito vão indicar 16 dos 36 componentes

Raphael Rocha
25/11/2013 | 07:34
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A nova composição do diretório do PT de Diadema acolherá quase metade de integrantes de grupos que hoje não apoiam a candidatura do ex-prefeito e presidente eleito do partido na cidade, Mário Reali, para a Assembleia Legislativa. Dos 36 componentes, 16 representam blocos que já aderiram a campanhas de outros candidatos, representando 44% da totalidade da formação recém-eleita.

Sete vagas serão destinadas à chapa apadrinhada pelos vereadores Josa Queiroz (atual presidente petista), Orlando Vitoriano e Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, além do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Eles definiram o nome para buscar assento no Legislativo paulista: Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, diretor da entidade sindical.

Outros seis postos ficarão com a tendência interna Articulação de Esquerda, que tem como expoentes a ex-vereadora Irene dos Santos, o primeiro suplente de vereador Rubens Xavier e a presidente do Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema), Jandyra Uehara Alves. Irene, que perdeu para Reali no pleito à presidência do PT, é nome mais cotado para representar o grupo na eleição paulista do ano que vem.

Três cadeiras vão ser ocupadas por integrantes da ala de Renato do Geb, atual assessor parlamentar do deputado federal Ricardo Berzoini (PT). Esse bloco, na eleição interna, sustentou projeto do ex-diretor de Cultura Júlio Tavares. O próprio Renato do Geb colocou o nome à disposição para, assim como em 2010, ser candidato a deputado estadual pela legenda.

Vinte cargos estão reservados a aliados da candidatura de Reali à Assembleia Legislativa, sendo quatro do grupo de Francisco Alexandre da Costa, o Chico PT, ex-vereador e candidato derrotado a presidente do diretório, e outros quatro ao grupo do vereador Ronaldo Lacerda. Doze postos serão da corrente na qual participam Reali, o ex-prefeito José de Filippi Júnior e os vereadores José Antônio da Silva e Lílian Cabrera.

A escolha dos postulantes a deputado estadual tem influência direta do diretório municipal, apesar de ser a cúpula estadual responsável por bater o martelo com relação à chapa de nomes no pleito paulista.
Ainda não há nomes definidos para compor o diretório municipal, algo que deve ser decidido somente no dia 10, quando haverá reunião formal para tratar sobre o tema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;