Economia Titulo Desempenho
Microempresas registram alta nas vendas em setembro

Resultado no Grande ABC contrasta com o da média do Estado, onde houve queda no faturamento

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


As micro e pequenas empresas do Grande ABC se destacaram em setembro, de acordo com pesquisa do Sebrae-SP, ao registrarem crescimento de 3,2% no faturamento ante mesmo mês de 2012, enquanto na média estadual, houve queda (de 1,3%) nas vendas.

Dois fatores contribuíram para o bom resultado nos sete municípios, segundo o economista do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves: a base de comparação mais fraca – a região demorou mais para se recuperar dos efeitos da crise global, aponta o especialista –, e também o fato de o parque industrial local ter forte presença do setor automotivo, principalmente de veículos pesados.

A área de caminhões, que concentra 55% da produção no Grande ABC, mostrou forte incremento (de 50%) na fabricação neste ano até outubro, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Na avaliação de Gonçalves, o resultado foi um aumento de encomendas para pequenos fornecedores de produtos e serviços.

Isso explica o fato de que houve crescimento (de 2,2%) no nível de pessoal ocupado nas micro e pequenas empresas nos primeiros nove meses do ano ante igual período de 2012, enquanto na média estadual houve praticamente estabilidade (-0,2%).

CONFIANÇA - Outro estudo do Sebrae mostra que as micro e pequenas empresas estão ligeiramente mais confiantes em relação ao crescimento de seus negócios no curto prazo. Dos entrevistados, 34% acreditam em aumento do faturamento nos próximos seis meses, enquanto no levantamento anterior, eram 33% com essa perspectiva.

No entanto, a maior parte (50%) prevê agora a manutenção do mesmo nível de vendas. Na última pesquisa, 49% projetavam empate na receita em relação ao ritmo atual.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;