Política Titulo 685 filiados
PT de Rio Grande na rota do crescimento

Na cidade, 1,8% dos eleitores está filiado ao partido; número chamou a atenção da coordenação

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
17/11/2013 | 07:27
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O PT de Rio Grande da Serra chamou atenção da coordenação regional pelo seu número proporcional de filiados. O partido possui 685 filiados num universo de 46 mil eleitores, ou seja, 1,8% das pessoas que votam na cidade têm vínculo petista. Proporcionalmente, o índice é superior a Ribeirão Pires (1,2%), Santo André (1%) e São Bernardo (1,3%), cidade em que a legenda nasceu e ainda mantém o maior número de petistas: 7.855.


O município com maior percentual de filiados na região é Mauá: são 13 mil filiados para 294 mil eleitores – 4,5%. Diadema, cidade histórica pela militância, aparece em segundo lugar com 2,6% (8.607 pessoas num universo de 319 mil). São Caetano aparece logo atrás dos diademenses. Entre os 120 mil munícipes com direito a voto, 2.901 são petistas.


O presidente eleito no PED, Erick de Paula, destacou que o projeto de reconstrução do partido contou para o bom índice. “Fizemos um bom trabalho ao longo dos anos, que culminou na candidatura do Claudinho (da Geladeira). A campanha foi muito boa e nos fortaleceu”, analisou.


O ex-prefeiturável teve 37% dos votos válidos (9.454 sufrágios), percentual 20% do que angariado em 2008, quando Carlos Augusto César, o Cafu (PT) foi candidato.


O trabalho a partir de agora é avançar num território em que o PSDB predomina desde 2005. Aproveitando o momento de unidade na legenda – os grupos que eram contra o nome de Claudinho para a disputa pelo Paço se enfraqueceram –, Erick pretende aumentar o número de filiados. “Vamos usar o trabalho dos nossos três vereadores, que vão fazer bom mandato. Isso nos ajudará”, disse.

TERRA VERMELHA
Santo André pode até perder no índice de proporcionalidade, mas o número de filiados chama a atenção. O município tem 5.914 fichas de filiação vigentes. Ribeirão Pires, que já teve a petista Maria Inês Soares na Prefeitura entre 1997 e 2004, ainda patina nos números: são apenas 1.111 agregados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;