Cultura & Lazer Titulo Teatro
Quando estrangeiros
falam a mesma língua

Oitava edição do Circuito de Teatro em Português
conta com atrações espalhadas pelo Grande ABC

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
12/11/2013 | 07:14
Compartilhar notícia
Divulgação


Utilizando a língua em comum como arma para derrubar barreiras, o Circuito de Teatro em Português promete levar o público brasileiro para ter contato com a arte cênica de países lusófonos. O evento está em cartaz em diferentes cidades do Estado de São Paulo, casos do Memorial da América Latina e do Teatro Oficina Uzyna Uzona, e passa por pontos espalhados pelo Grande ABC (veja quadro ao lado). Todas as atividades são gratuitas, e as atrações são recomendadas para diferentes faixas etárias.

A iniciativa tem como objetivo promover intercâmbio cultural entre Brasil e lugares como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste e Guiné-Bissau, em um total de oito países convidados nesta oitava edição. Entre as 14 companhias que irão desfilar suas montagens, também há espaço para trabalhos desenvolvidos por alguns grupos brasileiros.

O circuito já está em cartaz no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. Hoje, a partir das 20h30, o espaço recebe o espetáculo O Mundo Mágico de Ooohs!!!, do Grupo Dragão 7, de São Paulo. Com texto de Néviton de Freitas e direção de Creusa Borges, a tragicomédia aborda personagens comuns e suas necessidades diante da vida. Destaque para a parte musical comandada pelo rapper Dexter em participação especial ao vivo ao lado do DJ Lo.

Amanhã, às 20h, no Teatro Santos Dumont, em São Caetano, o público terá a oportunidade de ver A Órfã do Rei, do grupo angolano Henrique Artes. A trama do dramaturgo José Mena Abrantes se passa em 1593 e revela o drama vivido pela jovem Beatriz Constância ao descobrir que irá de maneira forçada ao Reino de Angola com casamento arranjado. A peça também estará em cartaz no Teatro Clara Nunes, em Diadema.

Outro destaque da agenda é a discussão social e política que movimenta Mentes e Sonhos, projeto do Grupo Lareira, de Moçambique. Em cena, a personagem Mazuze pretende enterrar o irmão Crispim, cujo fantasma aparece para lhe cobrar a promessa. A passagem do espetáculo pela região conta com compromissos em locais como o Teatro Municipal de Mauá e o Espaço de Artes e Convivência Gambalaia, em Santo André.

Além das atrações teatrais, o evento aproveita para celebrar o Mês da Consciência Negra. O seminário Raízes, Nossa Ancestralidade Africana busca valorizar a origem da comunidade negra. A palestra tem entrada franca e ocorre no dia 20, a partir das 20h, no Centro Livre de Artes Cênicas (Praça São José, 218. Tel.: 4125-0582), em São Bernardo.

As atividades do Circuito de Teatro em Português seguem até dia 21. A programação completa pode ser conferida por meio do site www.circuitodeteatroportugues.com.br.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;