Internacional Titulo
Grupo assume seqüestro de brasileiro no Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
22/01/2005 | 20:58
Compartilhar notícia


Um grupo rebelde iraquiano assumiu neste sábado, em mensagem divulgada pela rede de televisão árabe Al-Jazeera, o seqüestro de um engenheiro brasileiro. A construtora Norberto Odebrecht confirmou que o refém é seu funcionário João José Vasconcelos Júnior, que está desaparecido desde quarta-feira. Ele estava há um ano no Iraque e voltaria ao Brasil na próxima semana.

O vídeo apresentado pelos seqüestradores não mostra o brasileiro, mas sim documentos como RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de Vasconcelos Júnior. Os seqüestradores também exibem notas de real. O Ministério de Relações Exteriores informou que tem conhecimento das notícias e que está apurando o caso. Embaixadas brasileiras em países árabes devem auxiliar nas negociações com os rebeldes.

Os seqüestradores disseram que a emboscada aconteceu em meio a um ataque do grupo Al-Mujahideen em parceria com o radical Ansar al Sunna, ligado à rede terrorista Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Eles não fizeram nenhuma exigência em troca da libertação do brasileiro, mas disseram que na ação onde ele foi capturado um britânico e um outro brasileiro foram mortos. A informação seria equivocada, pois autoridades iraquianas disseram que as vítimas no ataque, que aconteceu em Beiji, foram um britânico e um iraquiano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi avisado das novas informações do caso. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que o Itamaraty está agindo com discrição no caso para evitar desfechos desfavoráveis.

Na sexta-feira o Ministério negou que estivesse se omitindo. O Itamaraty informou que está acompanhando a situação do engenheiro desde quarta, em estreita coordenação com a Odebrecht, mas admitiu que a construtora pediu para cuidar sozinha das investigações "num primeiro momento".

O aumento da violência acontece pela proximidade com as eleições do Iraque, no próximo dia 30 de janeiro. Em comunicado oficial, o governo brasileiro "recomenda aos brasileiros que pretendam viajar ao Iraque por razões profissionais, que levem em conta o alto risco da atual conjuntura iraquiana".

Família- O engenheiro João José Vasconcelos Júnior é do Rio de Janeiro. Sua família foi para Miami após a notificação de seu desaparecimento. O escritório onde o brasileiro foi contratado para ir ao Iraque fica na cidade americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;