Política Titulo
Eleição à presidência do PT tem baixa adesão

Expectativa de votação em massa não se confirma e só 55% dos aptos a votar comparecem às urnas

Gustavo Pinchiaro
Cynthia Tavares
11/11/2013 | 07:37
Compartilhar notícia


A militância do PT frustrou a expectativa de caciques da legenda e não compareceu em massa para o PED (Processo de Eleição Direta) ontem. Dos 15.072 petistas aptos a votar na região, somente 8.404 foram às urnas. Comparecimento de 55%.

A eleição interna foi considerada o primeiro teste da militância para a eleição do ano que vem, quando o PT terá a missão de reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT) e tentará quebrar a hegemonia de 20 anos do PSDB no Estado.

Nem mesmo a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes e ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), movimentou o pleito em São Bernardo. A cidade computou 2.138 votantes, sendo que 3.643 estavam aptos para o pleito.

Em contrapartida, a tendência CNB (Construindo um Novo Brasil), capitaneada por Lula, elegeu facilmente seis presidentes dos diretórios petistas no Grande ABC. Com a vitória, o grupo majoritário da sigla passou a dominar a região e enfraqueceu a construção de debates interno entre as correntes ideológicas.

Mesmo em Diadema, onde a disputa indicava que haveria segundo turno por conta do número de postulantes, quatro, o ex-prefeito Mário Reali triunfou com 1.020 votos (61%). “Vamos conversar com todas as correntes para unificar o partido, esse é o desafio. Precisamos nos preparar para a eleição de 2014”, disse Reali.

O diretório de São Bernardo preocupou a CNB, tanto que a votação do prefeito da cidade, Luiz Marinho, veio acompanhada de Lula, de Padilha e do favorito a comandar o PT paulista, Emidio de Souza. Até o fechamento desta edição, sequer parcial foi divulgada pelo diretório, cujo favorito para liderá-lo é Brás Marinho.

Luiz Turco teve 90% dos votos válidos, desbancou Aylton Afonso e foi reeleito como presidente do PT em Santo André – o líder conquistou 1.253 votos ante aos 123 do adversário. A unidade do partido foi destacada pelo comandante do diretório municipal. “Em 2010, nós tínhamos 12 chapas e hoje temos apenas duas. Existe um avanço na construção partidária. A disputa é natural. Não existem divergências porque quase montamos uma chapa única”, disse. O objetivo pelos próximos quatro anos é reaproximar a legenda dos movimentos sociais.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, exaltou o poder de articulação de Turco. “É resultado do trabalho espetacular que o Turco vem desenvolvendo no PT. Demonstra uma evolução da unidade e coesão do PT nunca vista na cidade. Foi surpreendente.”

Em Mauá, a postulante da CNB, Sônia Rodrigues, se elegeu com 1.040 votos (83%), enquanto Reginaldo Chê angariou apenas 203 sufrágios. “A chapa foi montada junto com o grupo do Reginaldo. A nossa disputa ocorreu apenas na presidência”, analisou Sônia.

Márcio Della Bella conquistou a reeleição na presidência são-caetanense, com 550 votos, ou 85% de um total de 645 votantes. Áureo Santos registrou 56 sufrágios. “A vitória é reflexo da nossa condução do partido em meio à crise”, ponderou Della Bella.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra elegeram seus mandatários com chapas únicas de candidatos da CNB. José Augusto Pereira, o Zé Ceará, recebeu 371 votos em Ribeirão (87%). Erick de Paula conquistou 98% dos votantes em Rio Grande da Serra – ele obteve 388 votos dos 392 eleitores.


Desafio é renovar o partido, afirma Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou que retomar o diálogo com o eleitorado jovem é desafio dos recém-eleitos presidentes do PT e que comandarão a agremiação nos próximos quatro anos. O petista votou ontem no PED (Processo de Eleição Direta) no diretório de São Bernardo ao lado do pré-candidato ao governo do Estado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do novo mandatário estadual, Emidio de Souza.

“O desafio dos próximos dirigentes do PT é renovar o partido, porque acho que o partido precisa voltar a fazer discurso mais para a juventude. É importante a gente consolidar o processo eleitoral do próximo ano”, afirmou Lula, que depois de seis anos voltou ao diretório em São Bernardo.

O cacique destacou a importância do PED. “A eleição do PT é para mostrar a força e para garantir que o PT tenha direção consolidada e comprometida com o governo da presidente Dilma (Rousseff) e com vontade política de eleger o próximo governador de São Paulo.” GP


Rui Falcão lidera disputa nacional; Emídio é favorito em São Paulo

O atual presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, liderava a apuração do PED (Processo de Eleição Direta) com 70% dos votos apurados e se inclinava para se manter mais quatro anos no cargo até o fechamento desta edição. O atual mandatário pertence à corrente majoritária do partido, a CNB (Construindo um Novo Brasil).

Seguidos de Rui Falcão vinham o deputado federal Paulo Teixeira, da Mensagem ao Partido, com 19% dos sufrágios, e Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, com 8%.
Na disputa nacional, o ex-prefeito de Osasco e candidato Emídio de Souza, também integrante da CNB, era o favorito para substituir o deputado estadual Edinho Silva no comando do PT paulista. Não houve divulgação de parcial da votação.

A eleição para a Macro PT ABC, entidade regional do petismo, também não tinha prévia informada, principalmente pela ausência de resultados em São Bernardo. Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra, era favorito. CT e GP




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;