Política Titulo Eleição
PT elege amanhã novos
presidentes de diretórios

Quinze nomes disputam comando de sete executivas
municipais na região; Lula participará do processo

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
09/11/2013 | 07:36
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Os sete diretórios do PT na região e a coordenação da Macro PT ABC definem amanhã seus novos presidentes no PED (Processo de Eleição Direta). Serão 15 candidatos para comandar as executivas municipais e outros três postulantes ao posto de gestor regional da sigla. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será um dos 16.621 filiados aptos a votar – o líder do petismo estará em São Bernardo, às 11h30.

A disputa mais acirrada está em Diadema, onde quatro petistas duelam pela preferência da militância. A legenda na cidade ainda se recente pela derrota histórica na eleição à Prefeitura e justamente o protagonista do episódio se coloca à disposição para comandar a sigla.

O ex-prefeito Mário Reali é favorito para liderar o diretório, pois conta com apoio da bancada de vereadores e do hoje secretário de Saúde da Capital, José de Filippi Júnior. Mas a concorrência é acirrada pelas participações da ex-vereadora Irene dos Santos, do ex-diretor de Cultura Júlio Tavares e do também ex-vereador Francisco Alexandre da Costa, o Chico PT.

Outro município com candidaturas difundidas é São Bernardo. A executiva situada no berço do petismo tem o ex-sindicalista Brás Marinho como nome forte na disputa. Ele é irmão mais velho do prefeito Luiz Marinho e conta com adesão dos vereadores da cidade e de principais lideranças municipais. Brás terá de superar Juliana Rocha e o professor universitário Luiz Silvério.

Em Ribeirão Pires e em Rio Grande da Serra há consenso à presidência dos diretórios. Integrante do grupo político da ex-prefeita ribeirão-pirense Maria Inês, José Augusto Pereira, o Zé Ceará, é nome fechado para liderar o partido. Situação semelhante de Erick de Paula, indicado pelo atual presidente do PT de Rio Grande da Serra, Benedito Araújo, para sucessão.

Dois mandatários dos diretórios buscarão a reeleição: Luiz Turco, em Santo André, e Márcio Della Bella, em São Caetano. Turco disputará contra Aylton Affonso a executiva andreense, buscando o terceiro mandato – chefiou a sigla entre 1990 e 1993.

Já Della Bella concorrerá com Áureo Santos à liderança da cúpula de São Caetano. Ele foi conduzido à presidência após o polêmico episódio do ‘mensalinho’ na cidade, em que o então presidente da legenda e candidato à Prefeitura, Edgar Nóbrega, aparece negociando oposição branda na Câmara. À ocasião, Edgar renunciou à presidência do PT.

Para a Macro PT ABC, cuja liderança é de Humberto Tobé, o ex-candidato ao Paço de Rio Grande Claudinho da Geladeira é amplo favorito na corrida contra o advogado Manoel Fernando Marques da Silva e o servidor público David Zamory Cukierman Adão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;