Política Titulo Educação
Reali autoriza novo
campus da Unifesp

O prefeito de Diadema afirmou que o edital de construção da
unidade Sítio Morungaba deve ser lançado até o fim deste ano

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/07/2012 | 07:10
Compartilhar notícia


Travado há seis anos, o campus Sítio Morungaba, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em Diadema, deve ter edital de construção lançado até o fim do ano. O prefeito e candidato à reeleição pelo PT, Mário Reali, anunciou acordo com a diretoria da universidade para erguer o novo prédio.

A unidade ficará num terreno de 17 mil metros quadrados, na Estrada Pedreira Alvarenga, mas enfrenta problemas ambientais para sair do papel. Como a área fica à margem da Represa Billings, o projeto arquitetônico para o espaço - considerado a matriz do sistema da Unifesp na cidade - teve de ser alterado.

Segundo Reali, a Prefeitura já oficializou os cursos que serão oferecidos no campus Sítio Morungaba: Física Aplicada, Geologia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Alimentos.

"Conversei hoje (ontem) com a Virgínia (Berlanga Campos Junqueira, diretora da Unifesp em Diadema) e está tudo bem adiantado para o lançamento do edital para o fim do ano", afirmou Reali, durante caminhada no bairro Eldorado, reduto eleitoral do principal adversário do PT no município, o ex-deputado José Augusto da Silva Ramos (PSDB) - candidato a vereador. "Faremos do Eldorado o bairro das universidades", emendou o petista.

O bairro Eldorado já abriga uma unidade da Unifesp, o campus José de Filippi - pai do deputado federal e ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior. Há outros três espaços universitários na cidade, todos no Centro: Manuel da Nóbrega (em parceria com a Fundação Florestan Fernandes), Antonio Doll e José Alencar.

Inaugurada em 2007, a instituição em Diadema oferece os cursos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Licenciatura em Ciências, Química e Química Industrial. E ainda conta com quatro áreas de pós-graduação: Biologia Química, Ciência e Tecnologia de Sustentabilidade, Ecologia e Evolução e Engenharia e Ciência de Materiais.

 

CRECHES

Durante atividade no bairro Eldorado, Reali foi novamente cobrado por abertura de vagas em creches. Uma moradora reclamou que inscreveu seu filho na lista há um ano e a Prefeitura não indica solução para o impasse.

O prefeito reiterou o TAC (termo de ajuste de conduta) que assinará com o Ministério Público para unificar a lista de espera em vagas em creche. Hoje há duas listagens, uma formulada pela Secretaria municipal de Educação e outra garantida pela Justiça.

 

COMITÊ

Reali também inaugurou o quarto comitê de sua candidatura, desta vez na região Sul, na Avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno, no Jardim Inamar. À noite, participou do lançamento de candidatura de vereadores da coligação entre PR e PPS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;