D+ Titulo Segundo Semestre
Ainda dá tempo de se
recuperar na escola!

As férias acabaram e agora é hora de renovar as energias e
ralar para se livrar da recuperação ou até de repetir de ano

Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
29/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Acabaram as férias! Deu para descansar, viajar, sair com os amigos e esquecer a escola. Agora é hora de renovar as energias e ralar para se livrar da recuperação e até de repetir de ano.

Kaique Eduardo Santos, 14 anos, sabe que vai ter de correr atrás do prejuízo. Ele está no 1º ano do Ensino Médio e foi mal em Física e Matemática. "Tive dificuldades e falta de interesse", assume Kaique, que garante prestar atenção nas explicações. Mas ele já está revertendo a história. Passou a dedicar 30 minutos do dia para estudar e pretende fazer aulas extras de Matemática.

Segundo a pedagoga e psicóloga Eloiza Oliveira, é comum - mas não é o ideal - deixar tudo para a última hora. "As pesquisas mostram que é tendência do brasileiro fazer isso. Com os jovens, acontece na escola", afirma a coordenadora do Laboratório de Estudos de Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

ORGANIZE-SE

Para evitar o sufoco na reta final, a dica da especialista é fazer balanço do desempenho no primeiro semestre. Veja quais matérias está com mais dificuldades e os motivos. Depois, busque ajuda do professor, em casa ou faça aulas particulares.

É muito importante também organizar seu dia e criar rotina de estudos. Isso não quer dizer que é preciso ficar horas em cima dos livros. "Se estudar 20 minutos todos os dias e sentir que aprendeu é melhor do que uma hora e notar que nada adiantou", ressalta a pedagoga.

Com o calendário feito, é o momento de escolher o melhor método de estudo. Tem gente que prefere fazer resumo, ler em voz alta ou em silêncio, fazer tópicos com os principais temas ou consultar a internet.

Outra dica é estudar em grupo. Prefira bibliotecas ou a escola mesmo para evitar dispersão. "Quando está desanimado e tem a presença de colegas é uma motivação a mais e ainda pode aproveitar para tirar dúvidas." Além disso, prestar atenção na aula é forma prática de poupar muito tempo de estudo.

LAZER

Sempre rola pressão dos pais e é normal ficar ansioso nessa fase, afinal, é muita coisa para se preocupar. Para aliviar, é fundamental ter momento de lazer, descansar, praticar atividades físicas, dormir e comer bem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;