Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como é formado o vento?

Vento, ventinho ou ventão; já parou para pensar como surge esse fenômeno da natureza?

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernandes


Por que as cortinas balançam? Por que quando estamos na praia nossos cabelos voam? Por que as folhas das árvores se mexem de um lado para o outro? Isso acontece devido a um fenômeno da natureza muito conhecido, mas que passa despercebido no dia a dia: o vento. Mas, afinal, de onde ele vem?

O vento nada mais é do que o ar em movimento, ou seja, o sentimos quando ele se desloca de um lado para o outro. E isso tem uma explicação: em certas regiões da Terra, o Sol esquenta a superfície mais rapidamente. Com o calor do solo, o ar quente sobe e o ar frio vem de outra região para ocupar o lugar deixado por ele. É por causa desse deslocamento do ar frio e do quente que o vento surge (veja os detalhes no infográfico abaixo).

Quando estamos na praia fica ainda mais fácil entender, já que lá, em geral, há mais vento. Quando o Sol esquenta a areia ela fica pelando, tanto que muitas vezes não conseguimos nem andar sem chinelos. Esse ar quente sobe e o ar mais frio do mar (que demora mais para esquentar do que a areia) vai para a praia para ocupar o lugar do ar quente que subiu. Essa ‘troca’ de posição movimenta o ar e chama-se brisa marítima.

À noite acontece o contrário. A areia fica fria e o mar está mais quente (porque o Sol ficou o dia todo mandando calor para a água), então o ar frio da praia ‘troca’ de posição com o ar quente que se desloca em direção à areia. É por isso que os jangadeiros e pescadores costumam ir para o mar à noite. Nesse horário, o ar frio que sopra da areia em direção ao mar os ajuda a chegar lá no meio do oceano com mais facilidade.

Curiosidades
> A brisa é vento muito fraco, que não ultrapassa os 20 km/h; o forte atinge de 40 km/h a 80 km/h; e o furacão pode chegar a velocidade superior a 80 km/h.

> Os aviões que viajam da América do Norte para a Europa economizam combustível se conseguem penetrar na corrente de ar e, assim, serem ‘empurrados’ pelo vento.

*Consultoria do professor de Física Pierluigi Piazzi.

Quem perguntou?
Sofia Betini Nunes Vieira, 4 anos, ama os animais e adora observar a natureza, tanto que notou as folhas das árvores balançando. Foi aí que a dúvida apareceu: como surge o vento? “Acho que vem do céu, mas não sei o motivo”, diz Sofia, que gosta muito de sentir um ventinho nos dias quentes para refrescar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;