Todas as 7,1 milhões de provas do País foram impressas em uma gráfica de segurança máxima em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, cujo endereço não é divulgado. Sob escolta de 4 mil PMs, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública paulista, o material foi levado ao Exército e depois ao Aeroporto de Guarulhos, de onde foi distribuído para todos os Estados. Para transportar as provas - que juntas pesam 1.530 toneladas - trabalharam 12 mil funcionários dos Correios.
Nos Estados, os malotes ficaram armazenados em galpões do Exército e foram distribuídos com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de segurança pública locais. A Marinha e a Força Aérea Brasileira estão encarregadas do transporte dos malotes e aplicadores do Enem a 55 locais de difícil acesso no Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
Os lacres eletrônicos nos malotes de prova reforçam o sistema de sigilo do Enem. Em 2012, foram usados 10 mil lacres eletrônicos e nenhum apresentou defeito. Neste ano, todos os malotes usarão o lacre.
Após fraudes que envolveram o Enem, a segurança se tornou um dos principais desafios do Ministério da Educação. Em 2009, o exame foi cancelado quando o Estado avisou à pasta sobre o furto de material da gráfica. Em 2011, 14 itens do Enem vazaram em pré-teste aplicado em um colégio de Fortaleza.
Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h, horário de início da prova. Mais de 7,1 milhões de pessoas estão inscritas para o teste, que será realizado em 1.661 municípios do País. Para realizar a prova, é necessário apresentar documento de identificação com foto e os participantes devem utilizar caneta esferográfica de tinta preta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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