Política Titulo Negociação
Proposta do Semasa
não agrada comissão

Autarquia apresenta nova cálculo que, segundo vereadores, pouco interfere no valor da taxa do lixo

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
26/10/2013 | 07:28
Compartilhar notícia


 novo cálculo da taxa do lixo apresentada ontem pela direção do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) não agradou a comissão de vereadores que acompanha a negociação. A proposta, segundo os parlamentares Luiz Alberto (PT) e Luiz Zacarias (PTB), pouco interfere no valor do tributo. “Não muda quase nada. Diminui muito pouco no bolso do contribuinte. O impacto é insignificante, de 1% a 2% em média. Não vale nem a pena o desgaste”, disse o petista.

A reunião com a dupla de vereadores foi com o superintendente da autarquia, Sebastião Ney Vaz Júnior. Três representantes não marcaram presença. Na alteração, o projeto passa por ampliação da tabela dos tipos de categorias de cobrança. Antes eram três denominações (residencial, comércio e indústria) e a eventual modificação acrescentaria outras quatro qualificações, visando subdividir a base de cálculo. Além da categoria, a taxa leva em consideração o número de frequência e o metro quadrado de área.

A comissão requereu relatório de quanto o Semasa arrecadava antes da mudança da lei, em abril, e depois com a nova fórmula para fazer uma comparação. Fora o documento, os parlamentares solicitaram o contrato firmado com a empresa Peralta. De acordo com informações da autarquia, no ano passado, R$ 52 milhões entraram nos cofres públicos apenas com a taxa de coleta. A direção se comprometeu a enviar a planilha até quinta-feira.

Para Zacarias, a proposta continua desproporcional. “Essa conta não está de acordo. Quem tem casa grande com duas pessoas paga mais do que quem tem residência menor com mais gente e produz o dobro”, afirmou o petebista. “Por isso, vamos manter a discussão, que não se esgotou”, acrescentou. Outro exemplo dado se refere a lanchonetes de fast food, com pouco espaço de metragem e produção elevada de resíduos. “Temos que encontrar alternativa, pois sabemos que não dá para pesar o lixo de cada moradia”, alegou.

 

APOSENTADOS

Ao grupo, Ney Vaz se comprometeu a reduzir a quantidade de documentos exigidos para obter o desconto de 50% para aposentados e pensionistas. A avaliação do encontro é que o avanço se deu somente neste sentido. O superintendente ficou de encaminhar de isenção parcial na terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;