Diarinho Titulo Irmãos gêmeos?
Parece, mas não é!

Entenda, de uma vez por todas, as diferenças que existem entre animais semelhantes.

Marcela Munhoz e Tauana Marin
20/10/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Alguns bichos são tão iguais que nos confundem, mas têm características marcantes; confira e tire suas dúvidas:

Falcão, gavião e águia
Os três têm em comum a característica de serem de rapina, grupo formado por aves caçadoras que se alimentam tanto de invertebrados quanto de vertebrados. Além disso, os três fazem parte da ordem dos Falconiformes, mas a águia e o gavião são da família dos Accipitridae, enquanto que o falcão é da família dos Falconidae. As águias e gaviões dividem ainda outras várias semelhanças, como a cor dos olhos (amarelos ou vermelhos), hábito de construir ninhos e de aniquilar as presas com as garras. O falcão, por sua vez, tem os olhos marrons, não tem o costume de fazer ninhos e usa o bico para acabar com a sua comida. Quando estão voando, podemos observar que os gaviões têm as asas mais arredondadas e os falcões mais finas, lembrando um bumerangue. Já as águias são bem maiores do que seus ‘primos’.

Coelho e lebre
As lebres são visivelmente maiores do que os coelhos, e o mesmo acontece com suas orelhas. Os coelhos nascem completamente sem defesa, nus e cegos. Já as lebres vêm ao mundo cobertas de pelos, com os olhos abertos e capazes de enxergar tudinho, além de já conseguirem realizar movimentos independentes. A alimentação de ambos é muito parecida: eles comem arbustos, folhas e raízes. Coelhos e lebres são originários do Sul da Europa e Norte da África e se espalharam pelo mundo todo. Muitos pensam que esses bichos são roedores, mas não são. Eles pertencem a outro grupo de mamíferos, os Lagomorfos. Ao contrário dos roedores que têm os dois dentes incisivos, esses dois animais têm quatro deles.

Tartaruga, cágado e jabuti
Embora parecidos, os três são classificados de forma diferente por causa dos hábitos e de características físicas. O casco é a principal semelhança entre esses animais, que pertencem à ordem dos Quelônios. A tartaruga é marinha. Seu casco é mais alto do que o dos cágados e não consegue dobrar o pescoço para o lado, como fazem seus ‘primos’. Não tem unhas e as patas servem como nadadeiras. O cágado também vive na água, mas em lagos e represas. Dentre as diferenças em relação à tartaruga estão o casco mais achatado, o pescoço mais comprido e unhas. Já o jabuti não quer saber de chegar perto da água. O negócio dele é viver na terra. Seu casco é alto e suas patas traseiras têm formato mais arredondado, que lembram as de um elefante.

Cavalo, jumento e burro
Cavalo é muito diferente de burro, mula e jumento (asno e jegue são outros nomes para jumento). O cavalo pertence à espécie do Equus ferus enquanto os outros à espécie dos Equus asinus. O jumento é ‘primo’ do cavalo e é muito antigo. Usado para trabalhos pesados tem, em média, 1,30 m de altura e chega a pesar 400 quilos. O burro e a mula (fêmea) são outro tipo de animal, formados a partir do cruzamento entre o jumento e a égua (fêmea). Os filhotes desse ‘casal’ são fisicamente parecidos com a égua e são fortes como o jumento. As orelhas dos jumentos são maiores dos que as do burro, mas esses são mais altos do que o jumento. Além disso, os jumentos são mais peludos.

Camelo e dromedário
Os camelos têm duas corcovas e os dromedários só possuem uma (as corcovas são importantes depósitos de gordura). Os camelos têm patas curtas e os dromedários longas. Quanto a pelagem, o dromedário apresenta o corpo coberto por pêlos curtos e o camelo tem pelos longos e vistosos. Os camelos e dromedários são pastadores e se alimentam de vegetais. Os dromedários são originais da África e do Oriente Médio e os camelos da Ásia – em especial do deserto de Gobi. São animais muito rústicos e capazes de passar longos períodos sem comer e beber água. Todos compartilham o hábito de cuspir em outros animais, como predadores.

Crocodilo, jacaré e gavial
Os dentes dos crocodilos (família Crocodilidae) são alinhados, têm o mesmo tamanho e quatro presas expostas de cada lado. Além disso, seu focinho é mais fino em relação ao crânio. Já os dentes dos jacarés (da família Alligatoridae) são desalinhados, diferentes e os da mandíbula superior ficam para fora quando fecham a boca. O focinho é mais largo. Ambos têm tamanhos parecidos, de 1,50 m a 4 m. É bom lembrar que no Brasil não há crocodilos, e sim cinco espécies de jacarés. Os gaviais, por sua vez, fazem parte de uma terceira família, são raros e ameaçados de extinção, sendo encontrados só no sudoeste indiano. Seu focinho é muito fino em relação à cabeça.

Consultoria dos biólogos Guilherme Domenichelli e de Ronaldo Morais, do BioParque Macuco, em Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;