Turismo Titulo Espanha
Legado olímpico
Eliane de Souza
26/07/2012 | 07:11
Compartilhar notícia


 

Barcelona revelou-se ao mundo com a bem-sucedida Olimpíada de 1992. Até hoje a cidade guarda orgulhosa o legado dessa época, com suas decorações modernas que hoje abrigam boa parte dos bares, restaurantes e discotecas que fazem ferver a vida noturna.

As mudanças mais dramáticas empreendidas no município para recepcionar os Jogos Olímpicos ocorreram com a demolição da antiga área industrial à beira-mar, a construção de um calçadão e a recuperação de quatro quilômetros de praias arenosas.

Barcelona adquiriu ares de balneário costeiro com a criação de um bairro com 2.000 apartamentos e o parque Nova Icària. O local ainda é conhecido como Vila Olímpica por ter acomodado atletas durante os jogos.

Na beira-mar, foram erguidos dois arranha-céus de 44 andares, os dois mais altos da Espanha. Ambos situam-se ao lado do Port Olimpic, uma marina construída especialmente para receber as competições aquáticas da Olimpíada.

Uma enorme escultura de Frank Gehuy, o Pez de Oro, chama a atenção no caminho entre Barceloneta e Port Olimpic. Ao redor da marina reúnem-se restaurantes, lojas e night clubs sempre muito procurados.

Outro grande monumento de Barcelona motivado pelo clima de competições é o Estadi de Montjuïc. A antiga arena foi demolida em outubro de 1986. O novo estádio, erguido no mesmo lugar, preservou a fachada original.

A mistura entre as arquiteturas antiga e moderna foi vista pela primeira vez em 25 de julho, durante a cerimônia de abertura dos jogos de 1992. Os mais de 45 mil espectadores do estádio, além de milhões que acompanharam a cerimônia pela TV ao redor do mundo, vibraram com apresentações de cantores como Montserrat Caballe, Placido Domingo, Josep Carreras e Jaume Aragall.

 

Show de luzes na Fonte Mágica

 

Um dos espetáculos mais lindos de Barcelona tem a vantagem de ser totalmente gratuito. A Fonte Mágica, na Plaça Espania, em frente ao Palau Nacional, é a grande atração das noites de verão com sua variada combinação de água e luzes. E não é para menos. A obra, arquitetada por Carlos Buigas, tem capacidade de fluxo de água de 2.430 litros por segundo e é iluminada por 4.730 lâmpadas com filtros de dez cores.

O espetáculo agrada tanto às crianças quanto aos casais apaixonados. E não à toa o Passeig de Maria Cristina, a principal avenida da praça, é tomado por milhares de turistas principalmente ao anoitecer. O show de música, luzes e jatos d'água funciona das 21h às 23h, em dias alternados.

Com o pôr do sol que insiste em ocorrer só após as 22h entre os meses de junho e setembro, vale reservar o jantar para depois do show de luzes na Fonte Mágica.

Em frente à Plaça Espania está o Palau Nacional, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha. O espaço, construído originalmente para a Exposição Internacional de 1929, abriga desde 1934 o mais valioso acervo histórico da cidade.

O museu inclui uma das maiores exposições de arte românica do mundo, com destaque para a série de afrescos do século 12. Essas obras foram extraídas de diversas igrejas dos Pirineus, para que escapassem dos danos da poluição, e recolocadas em réplicas de tetos abobadados. Os mais notáveis são os afrescos vindos de Santa Maria de Taüll e Sant Climent de Taüll, em Vall de Boí.

 

 

Paixão por futebol

Só um povo pode gostar tanto de futebol quanto os brasileiros: o catalães. Até por questões políticas, o Futebol Clube Barcelona é mais apreciado do que a seleção espanhola de futebol. Uma das disputas mais competitivas é a do Real Madrid contra o Barça no Camp Nou, o terceiro estádio do time.

O clube foi fundado em 1899 e hoje está entre os principais nomes do esporte no mundo, com 175 mil sócios. Como não poderia ser diferente, o Barcelona já vibrou muito com a performance de grandes craques brasileiros, a exemplo dos atacantes Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Romário e Rivaldo. Hoje o reforço verde-amarelo vem do lateral-direito Daniel Alves. Com tantos atletas brasileiros no hall das estrelas do Barcelona, o time virou a segunda paixão de torcedores também do lado de cá.

Para sentir um gostinho da paixão pelo futebol dos catalães, vale participar do Camp Nou Experience, um tour que inclui visitas ao estádio, ao museu e à loja oficial do time. A zona multimídia é um dos pontos mais emocionantes do passeio, onde é possível escolher, por meio de uma mesa interativa, os momentos marcantes do Barça em campo. Há ainda uma sala com grande projeção audiovisual em uma tela de 35 metros de largura que transmite continuamente as principais imagens de campeonatos conquistados. Em outra sala, com fones de ouvido pendentes do teto, também é possível ouvir e se emocionar com diversos gritos de torcida.

De longe, a experiência que mais encanta os aficionados pela bola é a passagem pelos vestiários e pelo túnel que dá acesso ao campo enquanto se escuta o ambiente real de uma partida. O estádio também pode ser contemplado a partir das cabines de imprensa. No tour, há ainda acesso à sala mista, onde os jogadores concedem entrevistas coletivas. O Camp Nou Experience custa 15 euros (cerca de R$ 37).

 

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;