Esportes Titulo Verdão
Palmeiras muda para
voltar a vencer na Série B

Após tropeço diante do ABC, em Natal, time
recebe o Figueirense em Londrina, às 19h30

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
08/10/2013 | 07:43
Compartilhar notícia
Alê Frata/AE


 Integrar a Série B do Campeonato Brasileiro não tem pesado negativamente para os jogadores do Palmeiras, que seguem bem- vistos em suas seleções nacionais. Tal fato, porém, desfalca a equipe em jogos importantes da Segunda Divisão nacional, como hoje, diante do Figueirense, às 19h30, no Estádio do Café, em Londrina (Paraná).

Perto de confirmar o retorno à elite do Brasileiro, o clube não terá o zagueiro Henrique, o volante Eguren e o meia Valdivia, respectivamente nas seleções brasileira, uruguaia e chilena. Para aumentar ainda mais a lista de desfalques, os zagueiros Vilson, suspenso, e Tiago Alves, machucado, também estão fora.

Com este elevado número de problemas, o Verdão tenta deixar para trás a derrota diante do ABC, sábado, em Natal, por 3 a 2, que diminuiu a vantagem do clube sobre a Chapecoense na liderança do torneio – passou de dez para sete pontos (59 a 52) – e para o quinto colocado, Avaí – de 17 para 15 pontos.

Questionado se o revés no Rio Grande do Norte foi fruto de possível relaxamento pela confortável situação na tabela, o atacante Alan Kardec negou. “Os jogadores não relaxaram em momento algum. Temos de trabalhar como sempre e não deixar a peteca cair. Não tem nada ganho, nada conquistado. Não podemos deixar cair o que tem sido feito”, disse ele. “A cobrança no dia a dia não pode cair até a última partida, independentemente da rodada em que nos classificarmos. Todo mundo está se cobrando no dia a dia. Está bonito, mas é a hora de buscarmos o algo a mais dentro de nós para as coisas acontecerem e termos tranquilidade até o fim.”

Mas o fato de não ter ao menos três titulares não é o único problema do Palmeiras para reencontrar a vitória. Há ainda outro agravante: punido em razão da briga de duas de suas torcidas no duelo contra o Guaratinguetá, no primeiro turno, o clube teve de transferir as partidas contra Figueirense e o próprio Guará, para Londrina. Assim, a equipe perde a vantagem de conhecer o campo.

“O fator torcida nós teremos, porque a do Palmeiras consegue encher o estádio. Então, o principal é o campo. No Pacaembu, é de qualidade e facilita nosso trabalho. Se estiver bom, em condições de a bola rolar com qualidade, vamos nos sentir em casa, porque os torcedores vão apoiar. O principal é ter um gramado de qualidade”, afirmou Kardec, artilheiro do time na competição com dez gols.

Em Natal, o jogador formou dupla de ataque com Serginho. Hoje, porém, Leandro retorna após cumprir suspensão automática e dá mais poder ofensivo ao time. Já na defesa, André Luiz e Marcelo Oliveira, este improvisado, devem ser os titulares – Marcos Vinicius corre por fora. Os laterais Juninho, que não jogou no Rio Grande do Norte por indisposição estomacal, e Luis Felipe, que estava com canelite, são outros dois que retornam. Portanto, o Palmeiras vai a campo bastante modificado.

FIGUEIRENSE

Em posição mediana na tabela – é décimo, com 39 pontos – o Figueira traça vitória sobre o Palmeiras como fundamental para seguir na luta pelo acesso, afinal está seis pontos atrás da zona de acesso à Série A.

 

Clube faz dossiê contra arbitragem

Os erros do árbitro Mário André Gomes da Penha que prejudicaram o Palmeiras na derrota por 3 a 2 para o ABC, em Natal – dois pênaltis sobre o atacante Caio não marcados, uma penalidade inexistente a favor do clube potiguar assinalada, além de um gol palmeirense mal anulado – levaram a diretoria alviverde a tomar uma medida: vai consultar os jogadores para a elaboração de um dossiê com todos os erros contra o Verdão na Série B.

“Espero que haja cobrança em cima da arbitragem, de dizer que não tem que prejudicar ou ajudar porque é o Palmeiras do outro lado. Isso tem sido comum nos jogos do Palmeiras. Os árbitros têm prejudicado muito o time, que tem mostrado uma garra impressionante. Foram erros cruciais, erros técnicos... Pênalti contra pode ser marcado, mas a favor não tem de ter medo de marcar também. Faz tempo que isso está acontecendo”, reclamou o diretor executivo José Carlos Brunoro. “A gente chega no vestiário, vê as atitudes que os jogadores estão tendo e percebe que nos tiraram algo precioso”, posicionou-se o técnico Gilson Kleina.

Entre os atletas palmeirenses, Alan Kardec preferiu não polemizar. “É um assunto que foge dos jogadores. Não temos como intervir. Dar declaração pode virar contra nós. Essas coisas chateiam quando acontecem uma, duas, três vezes. Vamos para o vestiário e ficamos nos perguntando por que isso ocorre. Mas as pessoas responsáveis estão de olho e conversaram para nos tranquilizar”, afirmou.

MUDANÇA E NOVA CAMISA

O Palmeiras pode garantir o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro diante do São Caetano, pela 32ª rodada, no Estádio do Pacaembu. Coincidentemente ou não, ontem, a CBF desmembrou a tabela desta rodada e definiu que o confronto acontecerá dia 25, uma sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;