Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Palavra do leitor
Do Diário OnLine
06/10/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


ARTIGO

Não ao fim das fundações Seade, Cepam e Fundap

Mais uma vez o governo paulista desrespeita os servidores públicos e, de maneira geral, a população do Estado e brasileira, ao decretar a fusão das fundações Cepam, Fundap e Seade – entidades que conquistaram, em mais de 35 anos, o reconhecimento público, em função da excelência dos seus trabalhos, relevância social e compromisso com a boa gestão pública.

A decisão foi tomada em junho, como resposta às manifestações de rua, que exigiam melhor uso do dinheiro público. Clamor popular que pode ser traduzido por ‘exigimos transparência e investimento’. Parece que Alckmin não entendeu o recado. Ou, se entendeu, não tem interesse em atender.

A Cepam (Fundação Prefeito Faria Lima) é reconhecida provedora de soluções para as necessidades de aperfeiçoamento técnico e institucional dos municípios paulistas, que contribui para o fortalecimento do poder local, proporcionando economia de recursos e melhores resultados para os munícipes.

A Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) tem longa tradição na produção de conhecimentos fundamentais para a administração pública. Sua contribuição tem sido decisiva para a modernização administrativa e na criação e desenvolvimento de carreiras no setor público.

Já o Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) é centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Criado em 1975, acumulou conhecimento e know-how em diagnósticos e estudos socioeconômicos, desenvolvimento de metodologia para construção de indicadores e sistemas de disseminação de informações.

Entre suas atividades estão o cálculo da taxa de mortalidade infantil, as projeções populacionais e indicadores demográficos. É o Seade também que dimensiona a riqueza do Estado por meio do cálculo do PIB e a situação do mercado de trabalho, através da Pesquisa de Emprego e Desemprego.

Por sua finalidade e forma de atuação, o Seade é instrumento fundamental para que se tenham mecanismos de aferição da ação do Estado baseados em dados técnicos independentes, autônomos e fidedignos. É inconcebível vê-lo transformar-se em mero validador de ações governamentais.

Por tudo isso, a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo alerta para a importância da defesa dessas instituições e dá total apoio à mobilização dos seus funcionários, que propõem, em vez da fusão, a revitalização das três fundações, a defesa de suas missões institucionais e a continuidade da prestação dos serviços públicos prestados à população e à administração pública paulista.

Adi dos Santos Lima é presidente da CUT/SP.

PALAVRA DO LEITOR

Caso museu

O eletricista desempregado Erisson Saroa Silva, que consta ser proprietário de 50% da firma Construções e Incorporações CEI, responsável pela construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo, não quis comentar mais sobre o assunto com o jornalista deste Diário. Será que a atitude dele é porque tem receio de tornar-se mais um desaparecido, tal como ocorreu com o auxiliar de pedreiro Amarildo no Rio de Janeiro?

Marcelo Sarti, São Bernardo

Justiça, poder e dinheiro

A Justiça mais uma vez se curva para o poder e o dinheiro e, ainda, essa gangue de mensaleiros sai rindo da cara do povo brasileiro, que trabalha, e muito, pagando seus impostos corretamente. E agora, ministro do STF Celso de Mello? Com tanta sabedoria, o senhor, no seu julgamento, ficou a favor da gangue dos mensaleiros. Que lei é essa, que pune quem trabalha e gera emprego neste País? E a sua consciência, como ficará? Nesses meus 50 anos de trabalho, pagando imposto e gerando emprego, às vezes tenho vergonha de ser brasileiro.

Augusto Toldo, São Bernardo

Convênios

É lamentável a falta de respeito conosco, usuários de convênios médicos. Sou filiado à SulAmérica Seguros há 48 anos. Hoje estou com 76, e sou obrigado a pagar certos procedimentos exigidos para minha mulher, alegando a SulAmérica não ter cobertura nem reembolso para o meu plano. Instruíram-me para efetivar adaptação das normas estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Contatei a central de atendimento e me foi informado que fazendo a adaptação haverá acréscimo de 20% nas mensalidades. Isso é abuso de poder e falta de respeito aos usuários! A única esperança é recorrer ao Procon, e é o que vou fazer. Lamentável, sob todos os aspectos, para nós, que já pagamos preços exorbitantes para utilizar esses convênios médicos. Help!

Demétrio Kisselaro, Santo André

Vai inundar!

As obras para atender ao fluxo de veículos com a construção de shopping e condomínio residencial na Avenida Giovani Batista Pirelli, na Vila Homero Thon, em Santo André, estão a todo vapor. A Prefeitura de Santo André e a construtora estão utilizando muretas de aproximadamente 80 cm para separar as pistas e, assim, deixá-las mais largas, porém retiraram toda vegetação existente. E mais. Nas áreas onde estão construindo o shopping e o condomínio residencial não haverá absorção das águas das chuvas. Quem já passou por essa avenida durante as últimas chuvas de verão sabe o que estou dizendo. Preparem-se! Comprem botes e deixem no porta-malas do carro, pois essa avenida vai inundar nas próximas chuvas! E não precisa ser engenheiro civil ou arquiteto para ver o desastre que vai ocorrer. Vamos ver as reportagens e fotos neste Diário no próximo verão.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Barbárie

Mais um crime bestial cometido abalou o Brasil. Uma menina de 9 anos foi estuprada e morta por alguém, pasmem, que já havia cometido crime semelhante, contra garota de 4 anos, quando era ‘di menor’! Em sã consciência, o que se poderia esperar de alguém que abusa de uma criança de 4 anos e a mata? Será que não existem mecanismos de avaliação psiquiátrica que impeçam que este e tantos outros reincidentes de crimes hediondos sejam colocados em liberdade? Até quando o Código Penal será tão permissivo e tolerante?

Luiz Nusbaum, Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;