Economia Titulo Plano de saúde
Clientes individuais Golden Cross agora são da Unimed Rio

Operadora compra carteira e garante que contratos
serão mantidos, mas rede pode sofrer mudança

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
03/10/2013 | 07:20
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Os consumidores que contrataram planos de saúde individual ou familiar da Golden Cross agora são clientes da Unimed Rio, que comprou a carteira. No entanto, o Procon-SP garante que não há motivo para desespero. Ambas as empresas, junto à Unimed Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo), garantem rede de atendimento, com algumas alterações, regionais e pontuais. Os contratos serão mantidos e as novas carteirinhas chegarão ainda nesta semana.

Na região, informou a Unimed Rio, 5.478 consumidores são usuários titulares, com entre dois e três dependentes. No entanto, a equipe do Diário conversou com alguns deles e foi informada de situações em que ainda não receberam notificações sobre a migração e nem foram avisadas de que hospitais, credenciados com a Golden Cross, não atenderão a nova operadora.

“A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou a operação. O problema é a falta de informações para os clientes. Mas a nossa expectativa é que tudo se adeque nos próximos dias. As empresas (reunidas no Procon-SP na segunda-feira) garantiram a manutenção dos contratos e a disponibilidade da rede de atendimento”, explicou a diretora de atendimento do órgão de defesa do consumidor, Selma do Amaral.

A aposentada andreense Shirley Balaguer de Faria, 68 anos, é uma das consumidoras que já encontraram dificuldades. A migração automática ocorreu na terça-feira, mas ela relatou que dois hospitais que estava acostumada a utilizar com a Golden Cross negaram prestar serviços pela Unimed Rio. “Eu estava muito satisfeita com o atendimento da Golden Cross”, desabafou.

Por nota, a Unimed Rio afirmou que, por determinação da ANS, haverá “manutenção da rede hospitalar original, à qual será acrescida toda a rede do sistema Unimed.” Porém, enfatizou que “esta rede poderá sofrer variações locais.”

Outro problema enfrentado pelos clientes foi entrar em contato com a Unimed Rio. Em várias tentativas, a equipe do Diário confirmou que os números estavam ocupados. “Os telefones de atendimento Golden Cross estão recebendo um volume de chamadas superior ao previsto. Em função disso, alguns clientes podem ter dificuldades de atendimento, que são pontuais. O volume de ligações é maior neste momento inicial e tende a reduzir ao longo dos próximos dias”, garantiu a operadora.

A ANS afirmou que a “Unimed Rio se comprometeu a manter os mesmos contratos (...) e a mesma rede hospitalar da Golden Cross”. Porém, “não há obrigatoriedade de manutenção dos mesmos profissionais, clínicas e laboratórios, mas todas as especialidades terão que ser mantidas (...). É importante esclarecer que a consulta realizada em ambiente hospitalar não é caracterizada como um procedimento hospitalar. Dessa forma, o beneficiário pode não ter direito a consultas no hospital credenciado, mas certamente tem direito a consultas em consultórios médicos da rede da Unimed Rio. Os procedimentos realizados em ambiente hospitalar são cirurgias, internações e exames específicos, determinados de acordo com conceitos médicos definidos pelo Conselho Federal de Medicina.”

Clientes dos planos empresariais continuam sendo atendidos pela Golden Cross.




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