Política Titulo Santo André
Morre o ex-vice-prefeito José Cicote, aos 76

Um dos fundadores do PT, pai do vereador Almir Cicote faleceu em função de infecção hospitalar

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
22/09/2013 | 07:44
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ex-deputado federal, ex-estadual e ex-vice-prefeito de Santo André José Cicote (PSB) será enterrado hoje à tarde no cemitério Cristo Redentor, na Vila Pires. Morreu ontem aos 76 anos, em decorrência de infecção.

Cicote estava internado no Hospital Brasil há um mês, onde realizou angioplastia. O corpo foi velado durante a noite de ontem na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, no Centro.

A Prefeitura de Santo André decretou luto oficial de três dias a partir de amanhã.

Natural da cidade de Polone, no Interior do Estado, José Cicote era um dos nomes mais tradicionais da política andreense. Pai do vereador Almir Cicote (PSB), o ex-parlamentar começou sua trajetória política no movimento sindical em 1969 e foi um dos fundadores do PT. Ajudou a escrever o estatuto da legenda, focado na militância e pelos interesses dos trabalhadores.

Em 1980, foi cassado por causa das greves das quais participou junto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ficou 30 dias preso.

O sindicalista militou no PT até 1997, quando divergências internas com o diretório local da legenda o levaram a deixar o partido, filiando-se ao PSB.

A trajetória política de José Cicote confunde-se com o movimento pela redemocratização do País. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982, com 81.118 votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 37.865 sufrágios. Em 1990 foi eleito deputado federal.

Mas o episódio que marcou o nome de José Cicote na história política do Grande ABC foi a eleição municipal de 1989, quando foi o número dois da chapa vitoriosa que elegeu o ex-prefeito petista Celso Daniel (morto em 2011). Em 1992 foi candidato a prefeito, mas foi derrotado por Newton Brandão (PTB, morto em 2010).

Em 1994, o sindicalista tentou se candidatar novamente à Câmara dos Deputados, mas não teve êxito. Desde então, estava afastado da vida pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;