Economia Titulo E-commerce
Consumidor da terceira idade supera o medo de fazer compras on-line

Com poucos cliques e muita segurança é possível
escolher produtos com preços mais baixos

Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
22/09/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


Loucura. Assim era qualificado o ato de comprar pela internet. Nos primórdios do e-commerce nos anos 1990, as pessoas tinham medo de tudo: de o produto não corresponder ao que estava anunciado, de não chegar, de não poder trocar e, acima de tudo, de ter de colocar na rede o seu número de cartão de crédito. Mas muita coisa mudou em 20 anos.

A cada dia mais gente se aventura no mundo das compras virtuais e descobre que elas estão mais para Papai Noel do que para Bicho Papão. Especialmente os idosos. “Além da facilidade de pesquisar preços menores, eu consigo enviar o presentes para quem mora longe. Tudo isso sem ter de sair de casa”, diz Wanda Faria, 77 anos, que pede ajuda do filho quando se confunde com os cliques.

De acordo com estudo realizado pela empresa especializada em mundo digital e-bit, no primeiro semestre 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra on-line. Com isso, o número total de e-consumidores chegou a 46,16 milhões.

Outro dado interessante levantado pela pesquisa é que 24% do total de novos compradores estão na faixa de mais de 50 anos.

Com tudo isso, a previsão é que o setor atinja faturamento de R$ 28 bilhões em 2013, o que representa um crescimento nominal de 25% em relação a 2012. A quantidade de pedidos feitos via web aumentou 20%, chegando a 35,54 milhões.

Apesar de o Índice Fipe/Buscapé mostrar uma queda de 4,59% nos preços no período, o tíquete médio dos e-consumidores cresceu 4% em valor, ficando em R$ 359,49.

ORIENTAÇÕES

Para os idosos que têm destreza com a internet, o processo de fazer compras on-line é ainda mais tranquilo, especialmente depois que as opções de segurança para efetuar o pagamento se ampliaram. Além do uso de cartão de crédito, é possível comprar por meio de boleto bancário, opção ideal para quem não tem cartão de crédito ou se sente inseguro em colocar o número na rede. Vale notar que o boleto pode ser pago também pela internet, no site do banco, que é um ambiente com que o internauta tende a estar mais familiarizado e que gera mais confiança em termos de segurança.

Os especialistas aconselham os novatos a preferirem sites de marcas conhecidas e de empresas que também tenham lojas físicas. Outro ponto importante é atentar para a política de trocas e para o valor do frete.

Se a compra for feita para presentear alguém, é importante verificar a questão do prazo de entrega. Épocas de grande movimento como Dia das Crianças e Natal exigem maior antecedência. Ou seja, quem planeja presentear um neto no dia 12 de outubro, por exemplo, pela web, já pode começar a pesquisar.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;