Política Titulo Sinal verde
Poupatempo de Sto.André
ficará no Atrium Shopping

Com entrave no terreno da Rhodia, prefeito Carlos
Grana negociou troca por ser um ‘projeto viável’

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
20/09/2013 | 07:42
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Poupatempo de serviços de Santo André será construído nas dependências do Atrium Shopping, bairro Homero Thon, acabando com imbróglio jurídico que se arrasta desde 2010. Diante da dificuldade enfrentada com a liberação total do terreno da Rhodia, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), negociou a troca da área. As partes envolvidas já acertaram a transação, mas tratam o assunto com cautela.

O petista considera a proposta viável por haver “sinalização positiva”, tanto do governo do Estado quanto do empreendimento comercial. “Existe a possibilidade concreta, denominada de plano B.”

Grana vê “com bons olhos” a concretização do equipamento estadual dentro do espaço do shopping. “O projeto é real, enquanto aguardamos (o processo de desapropriação), por isso estamos trabalhando para criar as condições necessárias, atuando para fazer em comum acordo”, avaliou. “Todo mundo ganharia. O Atrium com a movimentação e o Estado não terá gastos com a implantação da parte física.”

O único empecilho do local é que o Palácio dos Bandeirantes exige ampliação da área do shopping para adequar-se ao modelo do programa. O diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Admir Ferro, responsável pelo gerenciamento do Poupatempo, sinalizou que a parte da reforma é imprescindível. “Estamos buscando as alternativas para tirar do papel. Fizemos a visita no espaço. Por enquanto, não há espaço específico. Precisa ampliar.”

O prefeito se envolveu diretamento no acerto com o shopping e o Estado. Segundo o petista, faltam detalhes burocráticos para sacramentar a proposta. “Essas tratativas (ampliação do espaço) vão passar pelo conselho (executivo) do Atrium. Eles se reunirão na semana que vem para definir as pendências”, apontou. O grupo decidirá a sugestão de adequação do local, o que vai gerar impacto financeiro. Na parceria do programa Poupatempo, as prefeituras ficam à frente da doação do terreno.

O petista frisou que a área do Atrium é estratégica do ponto de vista logístico, assim como o local da Rhodia, na Avenida Antônio Cardoso. O governo Grana projeta reativar futuramente a Estação Pirelli, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “É bem localizada. Está perto da ferrovia, do (Trecho Sul) Rodoanel, do Centro e de bairros carentes. Da parte da Prefeitura não há objeções”, disse, ao concluir que a efetivação não depende apenas do Paço. “Há diálogo e abertura total.”

A gestão Aidan Ravin (PTB, 2009-2012) depositou, em juízo, R$ 8,3 milhões para compra do terreno da Rhodia. A aquisição foi feita em 2010, só que, desde então, o processo de desapropriação se mantém travado no Fórum. Anteriormente, houve questionamento quanto ao risco de contaminação do solo. A Justiça também verifica pagamento de valor superestimado, cotando em R$ 7 milhões.

O governo do PT pretende ocupar o espaço da Rhodia com outro equipamento público. O Atrium não se pronunciou sobre o assunto.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;