Economia Titulo Campanha salarial
Metalúrgicos comemoram avanço nas negociações
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
20/09/2013 | 07:04
Compartilhar notícia


 Os metalúrgicos da região cancelaram a greve de 24 horas, prevista para hoje, otimistas em relação a uma nova proposta do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos). Eles se reunirão, na segunda-feira, para avaliar as possíveis ofertas dos patrões e definir a continuidade da campanha salarial.

 Ontem, segundo a FEM/CUT-SP (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores no Estado de São Paulo), o sindicato patronal indicou que se reuniria com os empresários para definir outra proposta até hoje. A federação é responsável pelas negociações para chegar a um acordo coletivo estadual.

 O Grupo 3 contém o maior número de trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com 24.071 operários (30% do total), excluindo as montadoras, que têm acordos discutidos individualmente com a entidade. A data base da campanha salarial dos metalúrgicos foi no dia 1º.

 A principal reivindicação da campanha salarial é um reajuste com reposição de inflação mais aumento real de 2%.

 Para o sindicato, a greve de quarta-feira, que paralisou cerca de 8.000 trabalhadores na região, junto com outras mobilizações da Intersindical, das regiões de Campinas, Limeira e Santos, e da CSP (Central Sindical e Popular) – Conlutas, em São José dos Campos, surtiram efeito e deve estimular as bancadas patronais a mostrarem novas propostas. Hoje, a FEM-CUT-SP senta à mesa com o Grupo 10 (lâmpadas, material bélico e equipamentos odontológicos).

FIM DA GREVE

 A greve na Scania chegou ao fim ontem, às 16h, depois de a produção da montadora ficar totalmente parada por quatro dias. Por nota, a fabricante de veículos pesados informou que ofereceu PLR (Participação nos Lucros e Resultados) “atrelada ao atingimento de metas” e reajuste salarial com 100% de reposição inflacionária mais 2% de aumento real. O acordo vale por três anos e foi aceito pelos funcionários. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a empresa garantiu o pagamento dos dias de paralisação. 
  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;