Economia Titulo Bancos
Greve dos bancários segue
com 140 agências na região

Segundo Sindicato dos Bancários do Grande ABC,
1.400 mil funcionários estão de braços cruzados

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
20/09/2013 | 07:02
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A greve nos bancos continua. Hoje, conforme estimativa do Sindicato dos Bancários do Grande ABC, 140 agências nas sete cidades ficaram com as portas fechadas, o equivalente a 1.400 funcionários de braços cruzados. Apenas atendimentos eletrônicos estarão disponíveis nessas unidades.

 Ontem, após mudança de estratégia, cujo foco era o Centro de Santo André, a categoria fechou 108 agências em toda a região, e não somente as 36 previstas no município. Cerca de 1.300 bancários não trabalharam.

 Conforme a equipe do Diário constatou, a greve atinge tanto bancos nas regiões centrais quanto nos bairros mais afastados das cidades. No Grande ABC existem, ao todo, 450 agências e, aproximadamente, 7.300 trabalhadores.

 “Nossa intenção é ampliar cada vez mais a greve”, destacou o presidente do sindicato, Eric Nilson. Ele explicou que as negociações com a Fenaban (Federação Nacional de Bancos) ainda não tiveram avanços. “Não ocorreram reuniões ontem (quarta-feira) nem hoje (ontem).”

REIVINDICAÇÃO

 Os bancários buscam, principalmente, reajuste salarial de 11,93%, o que garante aumento real de 5%. A proposta da Fenaban é de correção de 6,1% no total. Além disso, a categoria pede reforço de investimentos em segurança bancária, ampliação do emprego no setor e melhores condições laborais.

 As discussões sobre a campanha salarial dos bancários são conduzidas pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Central Única dos Trabalhadores). A entidade garantiu, ontem, que não há agendamento para reuniões com a Fenaban. Portanto, a greve segue em todo o País por período indeterminado.

 No Brasil, 6.145 agências e centros administrativos de bancos estavam fechados ontem, 1.013 unidades a mais do que na greve do ano passado. O território nacional conta com 143 sindicatos, que representam 490 profissionais.

 Por nota, a Fenaban disse que “lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos (autoatendimento, correspondentes) e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;